Survival International mostra impactos da Vale sobre povo indígena Awá | Justiça nos Trilhos
6 de julho, 2012

Camadas espetaculares de recursos subterrâneos no Brasil têm ajudado a impulsionar seu milagre econômico. Sete bilhões de toneladas de minério de ferro repousam sob a mina de Carajás, 600 km à oeste do território Awá. É a maior mina de minério de ferro do planeta. Conheça a reportagem de Survival Internacional. (foto S.I.)

Os trens que se estendem por cerca de 2 km, alguns dos mais longos do mundo, percorrem todo dia e toda noite entre a mina e o Oceano Atlântico. Em seu caminho, eles passam a poucos metros das florestas onde ainda vivem Awá isolados.

Quando os 900km (550 milhas) de ferrovia foi construído na década de 1980, as autoridades decidiram contatar e assentar muitos dos Awá cujas terras foram cortadas pelo projeto. Logo, o desastre seguiu na forma de malária e gripe: das 91 pessoas em uma comunidade, apenas 25 estavam vivos quatro anos depois.

Hoje, a ferrovia traz forasteiros ávidos pela terra, trabalho e os animais de caça que são facilmente capturados nas terras da tribo.

Mas os colonos invasores não necessariamente significam o fim para os Awá. Outras tribos no Brasil, como os Yanomami, sofreram invasões devastadoras. Eles se recuperaram quando o governo foi pressionado a tomar medidas para proteger suas terras.