Estudantes da UFMA apresentam trabalho sobre a Justiça nos Trilhos na Semana Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
30 de novembro, 2022
Grupo que apresentou o trabalho sobre a JnT.

Com o tema “Políticas Antirracistas no Mundo Através das Ações do Movimento Social: organizações e intersecções de raça, gênero e classe”, os/as estudantes da primeira Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus São Luís, escolheram a Justiça nos Trilhos (Jnt) como um dos movimentos pesquisados e apresentados na Semana Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, que ocorre com base nos eixos interdisciplinares que fazem parte da estrutura curricular do curso, buscando debater e interligar as disciplinas em experiências político pedagógicas, com cada eixo sendo trabalhado em anos diferentes ao longo da graduação. 

“O nosso curso se propõe a ser interdisciplinar, são várias disciplinas ali que conversam. A gente lida com geografia, sociologia, filosofia, história… Então, o eixo interdisciplinar vai juntar essas disciplinas e formar o que vamos trabalhar. Esse ano foi movimentos sociais, ano passado, cinema, ano retrasado, literatura. Estamos sempre procurando esses atores afrodiaspóricos que produzem essas disciplinas e materiais”, explica a estudante do curso, Bruna Mesquita. Fatores como esses justificam a escolha de Justiça nos Trilhos como organização estudada no eixo desse ano, que fala de movimentos sociais.

O grupo que pesquisou a JnT era composto por Lucas Lira, Júlia Alves, Leonardo dos Santos, Marcelo Cardoso e Margareth Almeida. A Semana Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros aconteceu nos dias 03 e 04 de novembro, com os trabalhos apresentados no dia 4.