PROTESTO: Moradores do Quilombo Santa Rosa dos Pretos (MA) reivindicam quebra-molas para evitar acidentes na BR-135
11 de outubro, 2023

Na manhã de terça-feira (10), a comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos, localizada no município de Itapecuru Mirim, a 88 km de São Luís, interditou a BR-135 para reivindicar a construção de quebra-molas que foram retirados da BR por conta de reformas na estrada e não foram recolocados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DNIT).

Com essa situação, a comunidade se vê ainda mais em perigo diante da falta de segurança na rodovia, por causa da alta velocidade com que os carros trafegam.

A instalação de quebra-molas foi um acordo entre a comunidade e o DNIT, em consequência de um acidente fatal em 2009. “Esse acordo foi feito em 2009 quando um carro matou uma adolescente de 11 anos que estava voltando da escola aqui do território. Manifestamos por dois dias e conseguimos”, esclarece Joércio Pires, morador de Santa Rosa.

A comunidade protocolou um ofício há um mês e dezessete dias, no entanto, até agora, não obteve nenhuma resposta dos órgãos responsáveis. Por isso, a rodovia segue ocupada pelas pessoas da comunidade.