Por justiça e respeito, “POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A COMUNIDADE LGBTQIA+: os desafios do acesso como bandeira de luta” é tema de roda de conversa em Buriticupu (MA)
28 de junho, 2023

Com o objetivo de construir políticas e espaços de conscientização da população do município de Buriticupu (MA) sobre a importância do combate à homofobia, visando uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente da orientação sexual dos sujeitos, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos e da Natureza de Buriticupu (CDDHNB) por meio do Núcleo LGBTQIA+, realizou na quarta-feira (21) uma roda de conversa com as principais instituições de políticas públicas.

O tema do evento foi “POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A COMUNIDADE LGBTQIA+: os desafios do acesso como bandeira de luta”. O espaço contou com a participação e voz dos representantes legítimos da comunidade LGBTQIA+, representados pelos Grêmios Estudantis do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Buriticupu e do Centro Educacional Dr. Fernando Castro, Izadora Hilary da Silva, Vancley Silva e Jardenilson Silva e Silva; do Coletivo Municipal LGBTQIA+ de Buriticupu: Leonaldo Brandão e Melquisadeque Almeida; e CDDHNB: Mariana de Sousa Lira.

O evento contou com a participação dos técnicos da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público nas pessoas do Promotor Felipe Rotondo titular da 1ª promotoria de Justiça de Buriticupu, o Judiciário representado pelo juiz da 1ª vara de Justiça de Buriticupu, Dr. Felipe Soares Damous.


De acordo com Marlucia Azevedo, cidadã de Buriticupu, educadora popular e membra do conselho deliberativo da Justiça nos Trilhos (JnT), as rodas de conversa são importantes para a escuta dos sujeitos de direito e a partilha das suas experiências na comunidade como pessoas LGBTQIA+. “É enriquecedor essa troca e os compromissos que aqui foi possível ser assumido, mas ainda é um desafio frente à homofobia que é institucionalizada em Buriticupu, momentos como esse é importante para dá notoriedade a as questões da comunidade LGBTQIA+ de Buriticupu.”

Com informações Centro de Defesa dos Direitos Humanos e da Natureza de Buriticupu (CDDHNB)