População do Piquiá interdita BR 222 em Açailândia/MA
12 de janeiro, 2014

A rodovia 222, que liga a capital maranhense ao sul do estado foi interditada por três horas na manhã de quarta-feira 07 de dezembro por centenas de moradores do bairro do Piquiá de Baixo e da cidade de Açailândia/MA.
A população reivindica a saída das famílias do bairro que sofre contaminação do pólo siderúrgico de Açailândia. Veja as fotos da manifestação.

O pedido do povo é a saída das famílias do bairro para uma nova área, por conta da poluição causada pelo pólo siderúrgico de Açailândia, composto por cinco empresas alimentadas pela Vale: Fergumar, Gusa Nordeste, Pindaré, Simasa e Viena. 

A manifestação também quis protestar contra a decisão do Tribunal de Justiça, que suspendeu provisoriamente a desapropriação de um terreno longe da atividade da siderurgia, escolhido para habitar as famílias, alegando ter na área 50 cabeças de gado.

“Estamos aqui hoje interditando essa rodovia para denunciar, as autoridades de nosso município e do estado, além da mineradora Vale, que abastece este pólo siderúrgico que vem levando à morte centenas de pessoas nos últimos tempos com problemas pulmonares”, protesta o senhor Willian Pereira de Melo, residente há 30 anos no local.