Cerca de 100 pessoas ocupam estrada em Canaã dos Carajás-PA, próximo às obras de infra-estrutura da Vale do Projeto S11D. Com início às 5h da manhã, o objetivo é pressionar a mineradora para a inclusão de famílias, até então desassistidas, no processo de reassentamento.
A Vila Racha Placa, ou Mozartinópolis, tem mais de 50 famílias e fica em área atingida pelo projeto de exploração de minérios. Há anos os agricultores têm realizado embates com representantes da empresa, e apenas recentemente o INCRA reassentou parte das famílias para um Projeto de Assentamento em outra área do município de Canaã dos Carajás.
Entretanto cerca de 10 famílias da Vila Racha Placa continuam desassistidas do reassentamento. Já que, decorrente do Projeto da Vale, a área atual da comunidade deverá ser totalmente esvaziada, estas famílias desassistidas reivindicam para conseguir outro lote.
A assessoria jurídica dos moradores, feita pela Comissão Pastoral da Terra, tem dialogado com representantes da Vale, para uma desmobilização na estrada e agendar uma reunião para negociar as pautas reivindicadas.
Em junho deste ano essa mesma estrada foi interditada por mais de doze horas, pelos moradores da Vila atingida pela Vale.
Fonte: Ecos de Carajás
Foto: Marcelo Cruz