MENSAGEM FINAL « Intercâmbio de Saberes entre comunidades em resistência a mineração
11 de setembro, 2023


BELISÁRIO, MINAS GERAIS – BRASIL, 17 A 21 DE AGOSTO DE 2023

Reunidos/as no «Intercâmbio de Saberes entre Comunidades em Resistência à Mineração», na Serra do Brigadeiro, Belisário, Minas Gerais, Brasil, líderes/lideranças de 15 comunidades martirizadas pela mineração na Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, México e Peru, juntamente com membros de organizações sociais, representantes de instituições de Igrejas e membros dos nós da Rede Igrejas e Mineração, enfatizaram nossa posição:

  1. Afirmamos nosso compromisso de defender a Casa Comum. Portanto, «rejeitamos a cultura do consumismo desenfreado, a ganância e o egoísmo competitivo do sistema de mercado mundial neoliberal» (Accra 21). Em relação intrínseca a esse sistema econômico, denunciamos que o extrativismo é um sistema que historicamente tem causado pobreza, destruição e morte no mundo, que impõe o consumo e a acumulação predatória sobre os povos e seus modos de vida.
  2. Alertamos para o fato de que as «supostas alternativas» ao modelo extrativista, que vêm relacionado com o «pacto verde», a «mudança de matriz energética», a «economia verde», dos «créditos de carbono», financiados pelo norte global, buscam manter o modelo «imperial» de vida à custa do aprofundamento do extrativismo e da destruição da Mãe Terra.
  3. Consideramos que a alternativa mais coerente para tornar a vida possível diante das múltiplas crises provocadas pelo atual sistema econômico extrativista neoliberal é o conhecimento natural, cultivado até hoje por nossos povos indígenas, ancestrais ou nativos, que praticam modos de produção que constroem e cuidam, com base nas formas e nos movimentos espirais da natureza, que buscam a unidade e a cooperação, a reciprocidade e a gratidão.
  4. Acreditamos que é fundamental voltar ao essencial, que é o comunitário, e para isso é necessário «recorrer às riquezas culturais dos povos ancestrais, (…) à vida interior e à espiritualidade» (cf. LS 63).  Coletivamente e a partir dos territórios que resistem às economias extrativistas surgirão respostas diante de uma sociedade que forma seres despersonalizados, individualistas, indiferentes aos pobres, aos povos e à Mãe Terra – ao céu, ar, animais e plantas.
  5. Comprometemo-nos e convidamos as igrejas a recuperar as práticas das primeiras comunidades cristãs (Atos 2:42-47). Participar da vida cotidiana das pessoas que, por meio da partilha, constroem a fraternidade, a vida inclusiva, o bem comum que propõe muitos mundos baseados na pluralidade e na autonomia dos povos. 
  6. Levantamos a nossa voz para continuar a defender todas as pessoas, homens e mulheres, que lutam todos os dias para preservar os seus territórios e modos de vida. Exortamos a todos os governos a proteger a vida daqueles que defendem os direitos humanos e tornam possível a continuação da vida na terra com a bênção da nossa mãe terra.

Saudamos e celebramos desde Belisário – Brasil, o triunfo dos povos da América Latina que se reflete na vitória majoritária dos povos equatorianos na defesa do Parque Nacional Yasuní e na proteção do Chocó andino contra a mineração, na votação realizada no Equador. A decisão estabelece novos caminhos para seguirmos na defesa e proteção dos territórios.

Organizações presentes e signatárias:

Red Iglesias y Minería
Associação dos Franciscanos de Santa Maria dos Anjos, Belisário, Brasil
Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC), Brasil
Bienaventurados los Pobres (BePe), Catamarca, Argentina
Campaña por la Desinversión en Minería
Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Brasil
Comissão Pastoral da Terra (CPT) Minas Gerais, Brasil
Comisión Episcopal de Acción Social (CEAS), Perú
Comunidad Campesina Segunda y Cajas – Huancabamba, Piura, Perú,
Confederación Latinoamericana de Religiosos (CLAR)
Defensa y Conservación Ecológica de Intag, Ecuador
Equipo Nacional de Pastoral Aborigen (ENDEPA), Argentina
Justiça nos Trilhos (JnT), Maranhão, Brasil
Nodo Colombia, Red Iglesias y Minería (Colombia)
Nodo Perú – Red Iglesias y Minería (Perú)
Nodo Minas Gerais, Red Iglesias y Minería (Brasil)
Red Nacional de Pastoral Ecológica (RENAPE) Ecuador