Justiça nos Trilhos se reúne com outros membros da Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) para planejamento e avaliação de novas atividades
27 de janeiro, 2023

A Associação Justiça nos Trilhos (JnT), como uma das organizações que fazem parte da AIAAV (Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale), se reuniu no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 18 de janeiro, para planejamento e discussão de atividades futuras da articulação, após mais de dois anos sem reuniões presenciais devido a pandemia da COVID-19.

Durante o encontro, as organizações discutiram e avaliaram os últimos anos da articulação, a nova conjuntura sociopolítica, desafios e projetos futuros. As atividades se encerraram com a apresentação de projetos e atividades a serem realizadas ao longo dos próximos três anos, além da construção coletiva de um instrumento de avaliação e monitoramento das atividades.

Com isso, a Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale é importante porque consegue reunir várias organizações e movimentos do Brasil e do exterior, assim como sindicatos de trabalhadores/as da mineração e lideranças comunitárias que são afetadas diretamente pela atuação da empresa transnacional Vale S.A.

“Ter um espaço onde você se articula e discute a atuação de uma das principais mineradoras do mundo e a forma como ela viola os direitos humanos e socioambientais, nos ajuda a pensar em mecanismos de defesa dos territórios e em novas formas de mineração que não seja esse modelo exploratório e predatório que destrói a vida e a natureza. Então, essa articulação é importante não só por ser um espaço de denúncias, mas também por apontar caminhos de superação desse modelo de exploração mineral”, reflete Mikaell Carvalho, coordenador geral da JnT.

Na ocasião, participaram doze representantes das entidades membro da AIAAV, entre eles: Brigadas Populares de Minas Gerais, FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), Instituto Pacs (Políticas Alternativas para o Cone Sul), Justiça Global, MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração) e Sindicato Metabase Inconfidentes.

Além desses, estão representadas também a Secretaria e a Comunicação da Articulação e o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), entidade parceira da AIAAV.