Justiça nos Trilhos participa de Fórum Anual da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos
29 de janeiro, 2016

Página inicial > Notícias > Justiça nos Trilhos participa de Fórum Anual da ONU sobre (…)

un_general_assembly_hall-1e31c-7351271
A Rede Justiça nos Trilhos participou, no dia 3 de dezembro de 2014, do [Fórum Anual da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Empresas e Direitos Humanos, realizado em Genebra na Suíça. O Fórum teve como tema “Formas significativas de compromisso de atores empenhados na diligência prévia sobre Direitos Humanos”.

O Encontro foi promovido por um grupo de trabalho da ONU que está investigando maneiras para estimular ou vincular as empresas para que essas respeitem os direitos humanos em suas atividades. Na oportunidade, a Rede esteve representada pelo Advogado Danilo Chammas, que em sua fala destacou a necessidade de consultar as populações afetadas, antes dos projetos serem aprovados.

Chammas ressaltou que é de fundamental importância dar às comunidades poder para mudar os planos que as empresas e o Estado apresentem para elas, inclusive para decidir pela não instalação de grandes projetos em suas proximidades, mas esse diálogo precisa acontecer antes da instalação do empreendimento. “As pessoas potencialmente afetadas não podem ser invisibilizadas nem consideradas cidadãos de segunda categoria”, disse Chammas.

O advogado falou ainda, sobre o Projeto Grande Carajás da mineradora Vale, que, segundo ele, está em um processo “rápido e voraz” de expansão, e do caso de Piquiá de Baixo, comunidade de Açailândia afetada por atividades de siderúrgicas ligadas à empresa Vale. Além disso, ele abordou as práticas de espionagem e infiltração contra organizações e movimentos sociais no Brasil, realizadas por agentes de segurança a serviço da empresa Vale.