11/09/2009
A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Vale, Roger Agnelli, terça-feira, serviu para a empresa começar a aparar as enormes arestas criadas junto ao governo, por suas ações consideradas precipitadas durante a crise financeira global e, também, pela resistência da empresa em investir na área siderúrgica, que é uma antiga demanda de Lula.
11/09/2009
O Bradesco recusou a proposta do empresário Eike Batista para comprar a Bradespar, controladora da Vale. Conforme revelou a Folha no sábado passado, a proposta havia sido apresentada por Batista a Lázaro Brandão, presidente do conselho de administração do Bradesco, no dia 19 de agosto.
10/09/2009
Governadora do Pará lidera comitiva de cinquenta pessoas em visita à ThyssenKrupp CSA, conhecendo as obras do maior complexo siderúgico da América Latina. A Governadora se disse admirada pela grandeza da obra.
Nos mesmos dias, em Barcarena (PA), a empresa Albras (Vale) proibe entrada na firma do químico autor do livro “Alumínio na Amazônia”: “Isso nos da a certeza de estarmos mexendo na ferida aberta a muitos anos contra os trabalhadores.Vamos tentar cicatrizá-la” – afirma o químico.
Para quem esse modelo de desenvolvimento é interessante? Quais são as informações divulgadas e quais as sonegadas?
08/09/2009
Ao contrário do noticiado, não foram operários da Vale que paralisaram as operações. Mas, os moradores da Vila Bom Jesus, no município de Canaã dos Carajás, que iniciaram na madrugada de hoje, 08 de Setembro, bloqueio da estrada de acesso à mina de cobre da mineradora Vale. Os moradores exigem cumprimento firmado entre a mineradora, a prefeitura e a comunidade para a construção de obras de infra-estrutura. Como de praxe, a polícia já se encontra no local.
A Vale explora minas de ferro, ouro, manganês e cobre na região.
08/09/2009
Movimentos sociais de Minas Gerais demonstram a aliança estratégica entre políticos e grandes empreendedores para um modelo de desenvolvimento sem futuro e de violência incontrolável. Durante uma sessão pública, o Governador Aécio Neves é interrompido pelos jornalistas, que conseguem colocar suas reivindicações e cobranças denunciando também a violência das mineradoras e da própria Vale.
07/09/2009
Negócio pode superar R$ 9 bi; instituição tem 17,5% da controladora da mineradora.
Para analistas, negócio faz sentido para o Bradesco, que teria reforço no caixa para adquirir instituições financeiras menores. O empresário Eike Batista tenta tornar viável o que pode ser o maior negócio de sua vida: entrar no controle da Vale, comprando a fatia do Bradesco.
05/09/2009
Um artigo do sociólogo peruano Mauricio Quiroz Torres sobre os conflitos com as mineradoras no Peru – Minera Yanacocha na bacia hidrográfica em San Pablo-Cajamarca. A região é sede de numerosos conflitos, inclusive com Vale (veja aqui).
No Peru comprova-se que as empresas da grande mineração continuam impunes em sua política de arrasar as cabeceiras de bacia hidrográfica, os povos e as riquezas, cujos lucros são transferidos massivamente para o exterior, deixando somente degradação ambiental e pobreza, como sequelas diretas da presença do capital imperialista.
01/09/2009
Vítima de atropelamento, deu entrada no Instituto Médico Legal, nesse domingo (30), o corpo de Fernando Dias Mota, 21 anos, que era morador da Q-124, Lote 114, Vila Ildemar, Açailândia.
Segundo informações, Fernando Dias Mota estava retornando de um balneário e teria se descuidado, tendo sido atropelado e morto por um trem da Vale que trafegava carregado de minério da Serra dos Carajás com destino ao Porto do Itaqui, em São Luís.
31/08/2009
Justiça nos Trilhos divulga o documento político assinado por Jean-Pierre Leroy, Henri Acselrad et al., que traz a posição da FASE e do ETTERN/IPPUR/UFRJ sobre o atual modelo de avaliação e licenciamento ambiental, assim como a fundamentação da proposta de uma outra forma de avaliação ambiental, comprometida com a perspectiva dos grupos sociais e comunidades atingidas por grandes projetos de “desenvolvimento”.
29/08/2009
Há muito brasileiro que se orgulha. A segunda maior empresa nacional é também, hoje, a segunda maior mineradora do mundo. Atua nos cinco continentes, do Gabão à China. Em todo o planeta, sua imagem é associada aos principais elementos simbólicos do Brasil, como Carnaval e futebol.
Uma análise de Brasil de Fato, por Leandro Uchoa, ressalta como a atuação da Vale em terras norte-americanas é um exemplo fabuloso de como a megacorporação brasileira incorpora o mesmo modelo histórico de atuação de seus pares.
No dia 13 de Agosto, talvez pela primeira vez em sua história, o Brasil recebia trabalhadores do chamado Primeiro Mundo em protesto contra a exploração praticada por uma empresa brasileira. Veja anexo.