09/07/2009
Os povos e as organizações sociais atingidas por mineração em América Latina encontraram-se em Quito (Ecuador) para o encontro de OCMAL (Observatório de Conflitos Mineros en America Latina). A seguir, a declaração final de todos os participantes, clamando para a resistência contra novos projetos de mineração e o controle socioambiental dos que já existem.
No documento, também a Vale está sendo acusada de parceria com tropas paramilitares.
07/07/2009
A Vale em Parauapebas
Parauapebas, sudoeste do Pará, ponto de partida para os 892 Km da Estrada de Ferro Carajás.
Os moradores das redondezas apelidaram a cidade de ‘Peba’, mais familiar e simples. Estamos no coração dos investimentos da Vale: o ferro de Carajás, o níquel do Vermelho, o cobre do Projeto 118, as minas de Sossego (Canaã), Cristalino, Serra Pelada e Serra Leste (Ourionópolis), Salobo no município de Marabá e o projeto da Serra Sul.
20/06/2009
02/06/2009
Continuam as investigações sobre o vasamento de lama vermelha da Alunorte. A Polícia Civil indiciou a empresa (controlada da Vale) por crime ambiental. Leia a seguir os detalhes e a resposta da empresa.
Veja aqui a denúncia e multa do Ibama à Alunorte e o estudo do Instituto Evandro Chagas sobre os danos ao rio Murucupi, aos peixes e às populações riberinhas.
01/06/2009
Justiça nos Trilhos oferece toda sua solidariedade à luta contra a mineração selvagem dos companheiros/as de Conceição do Mato dentro, em Minas Gerais.
Conheça mais uma experiência de resistência e luta pelos direitos do povo e por um modelo de desenvolvimento respeitoso da vida.
29/05/2009
Doze dos quatorze prefeitos de municípios localizados na área de influência da Vale se reuniram dia 20 de maio à tarde, no escritório regional da Amat (Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins), em Marabá, para discutir sobre o rateio do recurso do fundo de privatização da mineradora, que estava suspenso desde 2001, por falta de prestação de conta de algumas prefeituras. Ficou acertado que a divisão será em 14 partes iguais. Antes os municípios de Marabá e Parauapebas ficavam com duas parcelas.
27/05/2009
Pouco mais de mil e duzentos trabalhadores da Oderbrecth consórcio da companhia mineira Vale paralisaram na manhã desta quinta-feira as suas actividades. Os trabalhadores prometem só regressar as suas actividades depois de ver a situação regularizada.
Trata-se da segunda paralisação que ocorre em menos de dois meses, à semelhança da primeira onde os mais de mil e duzentos trabalhadores da Oderbrecth consórcio da Vale virada a construção de infra-estruturas daquela companhia mineira exigem da empresa, o reajuste do salário e a melhoria das condições de trabalho.
27/05/2009
O maior trem do mundo parou de novo. Desta vez, foi a mais prolongada de todas as interrupções, nos seus mais de 24 anos de funcionamento: durante oito dias, entre 3 e 11 de maio, o trem da Vale deixou de fazer o percurso de 892 quilômetros entre a mina de Carajás, no Pará, e o porto da Ponta da Madeira, em São Luiz do Maranhão, seus pontos extremos.
26/05/2009
Um relatório do Instituto Evandro Chagas e da Seção de Meio Ambiente de Belém demonstram os níveis de poluição no Rio Murucupi (município de Barcarena – PA) provocados pela produção de alumina.
“O escoamento de efluentes da lama vermelha provocaram alterações físicas e químicas da água o que ocasionou impactos ambientais com conseqüentes situações de risco a saúde das populações através do contato primário com águas de elevado pH e levou a modificações na estrutura das comunidades bióticas locais”. Confira o estudo no documento anexado; veja aqui o artigo de JnT sobre o recente acidente em Barcarena.
26/05/2009
Queda no preço do aço compromete construção de usina siderúrgica no Pará, anunciada pela companhia em 2008.
Projeto envolve US$ 3,3 bi em investimentos; para o governo, siderúrgica é importante por agregar valor a ferro extraído no PA