Boletim JnT – dezembro de 2009
6 de dezembro, 2009

Justiça nos Trilhos ao FSM
Artigo de apresentação da campanha Justiça nos Trilhos para os participantes do Fórum Social Mundial. Confira os objetivos da campanha, as alianças e as estratégias antes, durante e depois do FSM.


O futuro de Justiça nos Trilhos
Que estratégias para o futuro da campanha? Por onde anda o conflito e a negociação com o setor de mineração e siderurgia? É possível realizar uma proposta de conjunto em nível nacional que coordene todas as comunidades impactadas pela Vale? Leia a reflexão do grupo de coordenação de JNT.


 Seminário Internacional para “Justiça nos Trilhos”
Intuições e propostas de assessores nacionais e internacionais ao Fórum Social Mundial para uma campanha coletiva sobre a Vale no mundo.


29/01/2009 – A Vale e o conflito ambiental
Durante o FSM, uma oficina temática de Justiça nos Trilhos juntou muitas das comunidades no Brasil e no mundo impactadas pela violência ambiental de Vale. Veja a troca interessante de informações e a articulação da luta em resistência e alternativas.


30/12/2009 – O poder econômico da Vale e as alternativas possíveis
No FSM expertos economistas e pesquisadores ajudam o povo a entender a articulação econômica da multinacional Vale e os direitos dos povos quanto a uma melhor repartição do lucro.


31/01/2009 – Questões jurídicas na luta por direitos contra a violência de Vale

Advogados, promotores públicos, núcleos de pesquisa e formação popular discutem sobre o direito do povo e os instrumentos legais para encaminhar soluções no conflito entre a população local e os empreendimentos de Vale.