JACÁ: Conexões Culturais e Comunicação Popular nas Comunidades Tradicionais e Territórios do Maranhão
5 de dezembro, 2023

A JACÁ é uma rede de coletivos de comunicadores e comunicadoras populares do estado do Maranhão, fundada em novembro de 2019. Surgiu com o propósito de reunir coletivos de comunicação auto-organizados e de estrutura horizontal, possibilitando que produzissem conteúdo sobre suas comunidades e territórios, com autonomia, fortalecendo suas lutas, culturas e modos de vida.

Originária de diversas organizações, como a TV Comunidade, TV Quilombo Rampa, Justiça nos Trilhos e o Coletivo Pinga Pinga, entre outras, inicialmente foi concebida como um fórum ou coletivo único, mas se transformou na JACÁ, uma rede de comunicação flexível.

O nome “JACÁ” surgiu da vivência da comunicação popular no Quilombo Rampa, localizado no município de Vargem Grande (MA). Após muitas conversas e votação, o nome do cesto foi escolhido para denominar a rede maranhense de comunicadores e comunicadoras populares por representar algo forte e unido, utilizado em várias comunidades para armazenar, carregar e proteger itens domésticos. Assim como o cesto feito da trama de bambu, a rede JACÁ se propõe a conectar e fortalecer as comunicadoras e os comunicadores dos territórios.

Assim, a rede JACÁ nasceu com o objetivo de conectar comunidades, compartilhar publicações e promover a interligação e o intercâmbio cultural entre os territórios no Maranhão. É composta por indivíduos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores, habitantes de áreas periféricas, quebradeiras de coco babaçu e pessoas de identidades diversas, incluindo diferentes gêneros, orientações sexuais e identidades.

Por Jacá de Comunicadoras e Comunicadores Populares do Maranhão