DIA DE PACHAMAMA: Memória Afetiva do 1° dia do Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA)
1 de agosto, 2022

Em defesa da Mãe Terra, de 22 a 31 de julho, a delegação da Justiça nos Trilhos (composta pela equipe de trabalho e representantes de comunidades afetadas pela mineração e agronegócio no Maranhão), acompanhou junto de pessoas de vários países e outras regiões do Brasil, as visitas e atividades do Tribunal Internacional dos Direitos da Natureza, desde os territórios que são impactados e violados pela mineração e o agronegócio no Pará até ao 10° Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), em Belém (PA).

Neste Dia de Pachamama (01/08), a nossa Mãe Terra, celebramos compartilhando os momentos que ficarão pra sempre em nossas memórias. Lembranças do primeiro dia do FOSPA (28/07), onde nos somamos ao ato de abertura, e por justiça, união e força, caminhamos cultivando o Bem Viver da Estação das Docas até a Praça Waldemar Henrique.

Com garra, as vozes defensoras e defensores das comunidades no Maranhão, dos povos da floresta: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, camponeses e movimentos sociais vindos dos mais diversos territórios (nacional e internacional), ecoaram suas lutas e resistências e teceram o esperançar, que brota em abundância nas Amazônias.

No decorrer da semana, iremos compartilhar em nossas redes sociais e site da JnT, tudo que vivenciamos no Tribunal e FOSPA. Nos acompanhe e se deixe inundar de esperança. Somos SOMA!

Clique e confira a memória visual desse momento:

1) Fotografias por Guilherme Cavalli, da Red Iglesias y Minería

2) Fotografias por José Carlos Almeida, da Justiça nos Trilhos