Depois de 02 anos que a Vale assumiu a unidade Petroquímica de Fertilizantes no Paraná, a Ultrafértil, a comunidade de Araucária já começa a entender porque a Vale foi eleita a pior empresa do mundo nas questões trabalhistas e ambientais. Desde que foi privatizada em 1997, sua eficiência no lucro, que daria para comprar mais de 10 Ultrafertil, contrasta com a precarização das condições de trabalho e dos equipamentos.
Em 2011, a preocupação da empresa em reduzir custo e atingir o orçamento, propiciou a ocorrência de um grave acidente envolvendo um trabalhador. Tudo em função da empresa não cumprir uma ordem de serviço para a execução de um “guarda corpo” que há 02 anos gerava uma situação de risco.
Em 2012 o descaso para segurança piorou. Neste mês, a negligência com a manutenção preventiva deixou por 10 dias uma esfera com 10 mil toneladas de amônia sem equipamento sobressalente de resfriamento. Dessa forma, caso o único equipamento que protegia a esfera sofresse “pane”, as consequências para os trabalhadores, comunidade e meio ambiente seriam impensáveis, uma vez que a empresa sequer dispõe de um plano de evasão para grandes acidentes.
Atualmente, o descaso no gerenciamento e a falta de projeto adequado no sistema de tratamento dos dejetos industriais – ETDI vem constantemente causando danos ambientais. No dia 11 e 12 de fevereiro, aproximadamente 500 m3/hora de contaminantes ( NH3, cianeto, etc) foram despejados no rio Barigui.
Abusando do seu poder econômico e político, a Vale impõe suas regras sem dialogar com trabalhadores e comunidades. Se recusando a negociar o Acordo Coletivo dos trabalhadores e impondo a CLT como forma de coagi-los a aceitarem mais precarização, a empresa assumiu trabalhar com uma equipe de operadores, em equipamentos NR-13, abaixo do mínimo de segurança.
Diante desta situação de risco, os trabalhadores já se articulam em usar a Lei do “Direito de Recusa” como forma de se defender dessa irresponsabilidade.
Maiores informações:
Sindiquimica-Pr Tel. 041 3327 3458 ou www.sindiquimicapr.com.br