Celebramos 15 anos de atuação em defesa dos Direitos Humanos e da Natureza com site novo
31 de agosto, 2022

Veja como ficou o nosso site e conheça mais sobre a nossa história.

De cara e corpo.alma renovados, celebramos 15 anos de atuação da Justiça nos Trilhos (JnT), organização sem fins lucrativos, que vem ao longo desses anos gerando forças, ideias e mudanças, ao denunciar as mazelas deixadas pela mineração e agronegócio ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC). E é com essa notícia de esperançar corações, que nos despedimos do mês de agosto e abrimos caminhos com passos firmes rumo a setembro, mês em que há de brotar re-existências e mais respeito aos modos de vida no Brasil.

Lançamos a nova versão do site no encerramento de um mês muito especial para a JnT. A urgência de lutar com as comunidades afetadas pela mineração e agronegócio ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC) em formato de campanha nasceu no dia 28 de agosto de 2007. Fomos estimulados pelo Sr. Edvard Dantas Cardeal, na época presidente da Associação Comunitária de Moradoras e Moradores de Piquiá, a construir um trabalho de conscientização com um foco socioambiental, inserindo Piquiá de Baixo como prioridade, resultando na campanha de comunicação Justiça nos Trilhos, cujo objetivo era o de articular as comunidades afetadas pela EFC, com a contribuição e assessoria de várias entidades em defesa de direitos.

Ao longo dos anos se tornou rede, por entendermos que a denúncia das violações do Programa Grande Carajás, as reivindicações da população e a defesa dos modos de vida e economias precisavam de um compromisso prolongado e de uma estrutura organizada. Atualmente somos uma associação de Direitos Humanos e Direitos da Natureza.

NOSSO SITE ESTÁ DE CARA NOVA! 

Nosso site foi totalmente reformulado e está cheio de novidades, com o visual ainda mais conectado com os nossos processos de luta e re.existências. Entendemos que falar o que fazemos é extremamente importante. Por isso, recheamos as nossas páginas sobre quem nós somos, com produções que expressam a essência dos nossos projetos e iniciativas. Preparamos nosso território para uma caminhada virtual mais intuitiva, otimizamos as buscas, criamos abas para facilitar a andança e o mergulho em nossas produções. 

Partimos da convicção de que toda pessoa tem o direito de viver com dignidade, igualdade, conforto e independência. Então, além de melhorar a organização dos conteúdos, também nos dedicamos em garantir que o site seja acessível para todos, e para isso investimos em uma quantidade significativa de recursos para torná-lo mais fácil de usar e mais acessível para pessoas com deficiência.

Sinta-se à vontade para conhecer e caminhar pelo nosso território digital. Ao longo do mês de setembro vem muitas produções. Fique ligada(o)! Seguiremos fortalecendo as comunidades ao longo do Corredor Carajás, denunciando as violações aos direitos humanos e da natureza por parte de empreendimentos predatórios, especialmente da mineração e do agronegócio, responsabilizando os atores públicos e privados, prevenindo novas violações, reafirmando os modos de vida e a autonomia das comunidades nos seus territórios.