Após descarrilar, trem da Vale pega fogo na ferrovia entre as cidades de Tufilândia e Alto Alegre do Pindaré (MA)
8 de novembro, 2023

Trem da Vale pega fogo na EFC – Registros: Moradores da Região

Na madrugada desta quarta-feira (8), um trem de cargas da mineradora Vale S.A., que transportava combustível (diesel e gasolina), descarrilou e logo em seguida pegou fogo, na altura do quilômetro 244 da Estrada de Ferro Carajás (EFC), próximo ao povoado Marmorana, entre as cidades de Tufilândia e Alto Alegre do Pindaré (MA), a cerca de 300 km de São Luís.

“Acordei no susto, primeiro ouvimos uma explosão e depois outra muito mais intensa, o fogo se espalhando”, declarou um morador da região. O Corpo de Bombeiros foi chamado para combater as chamas no local, mas o fogo ainda não foi totalmente apagado, acrescentou.

Fogo atingiu vagões que transportavam combustível — Imagem: Moradores/Redes Sociais

SOBRE OUTROS ACIDENTES NA EFC

Segundo pesquisa realizada pela Associação Justiça nos Trilhos (2023), as cidades que mais registraram acidentes nos últimos cinco anos foram Alto Alegre do Pindaré e Buriticupu, ambas no Maranhão.

Todos os dados são de acordo com informações prestadas pela própria mineradora Vale à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Entre 2018 e 2022, foram registrados 37 casos de atropelamentos no trajeto Pará Maranhão. Em 2018, um caso de atropelamento na cidade de Tufilândia-Maranhão, resultou em 2 óbitos.

A partir da análise dos últimos 5 anos (2018 a 2022) em comparação com os 5 anos anteriores (2017 a 2013), houve um aumento de 16.2% no número de atropelamentos. Diante disso, a sociedade civil precisa seguir atenta para esses registros, pois todos esses ocorridos têm vinculação com o aumento do tráfego de trens na linha férrea ligado diretamente a maior extração de minério de ferro do Brasil e transporte de commodities e demais produtos como combustíveis, o que coloca em risco a segurança das pessoas nas comunidades atravessadas pela Estrada de Ferro Carajás (EFC).