Na última terça (22), uma comitiva composta por professores e estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), visitaram o canteiro de obras do reassentamento Piquiá da Conquista.
A visita se deu em torno do Projeto, “Cartografia Social de Piquiá de Baixo, em Açailândia-MA: memórias, trajetórias, política e ativismos midiáticos”, coordenado pela professora doutora da UFMA, Roseane Arcanjo. Iniciado em 2019, o projeto tem por objetivo realizar uma cartografia social sobre a comunidade de Piquiá de Baixo, de Açailândia-MA, reunindo referências sobre enfrentamentos, jogos de força, representações, práticas, vivências, ativismos midiáticos e documentos históricos sobre a origem, lutas e história passada e presente do grupo.
“É uma iniciativa interdisciplinar pois reúne professores da UFMA, Uemasul e UFNT de várias áreas, para fortalecer, através da valorização das memórias da comunidade, a luta pela vida e dignidade de moradoras e moradores. Dessa forma, as atuais e próximas gerações poderão conhecer as lutas travadas pelo bairro e suas conquistas”, pontuou Roseane Arcanjo.
Até o momento o grupo realizou as seguintes atividades:
- Disponibilizou 02 bolsas para estudantes através das universidades e agências de fomento à pesquisa científica;
- Visitas à comunidade;
- Apresentação do projeto no Salão do Livro de lmperatriz – 2019;
- Entrevistas gravadas com moradores de Piquiá de Baixo: Doca, Tida, Joaquim, Maria José, Joselma, Flávia, João Paulo;
- Textos apresentados em eventos e publicados em revistas científicas;
- Reuniões com Associação Comunitária dos Moradores de Pequiá (ACMP).
Além dos integrantes da ACMP, fizeram parte da visita e reunião em Piquiá da Conquista, integrantes de Combonianos Nordeste e Justiça nos Trilhos, e do projeto estiveram presentes:
Profa. Dra. Roseane Arcanjo Pinheiro – Professora adjunta do Curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA);
Profa. Dra. Carmem Barroso Ramos – Professora assistente da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL);
Prof. Dr. Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo – Professor adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT);
Prof. Dr.José Siney Ferraz Rodrigues – Professor assistente da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).
Discentes: Matheus Carvalho de Abreu, Jean Pierr de Sousa Viana Figueiredo, Michely Alves da Silva e Ramon Santos Lopes.
Por José Carlos Almeida