Nota de Repúdio aos ataques aos trabalhadores sem terra em Sudelândia (MA)
7 de junho, 2023

Açailândia, Maranhão, 07 de junho de 2023

A Rede Cidadania de Açailândia, entidade comprometida com a promoção e defesa dos direitos humanos, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à tentativa de homicídio perpetrada contra trabalhadores sem terra na região da Fazenda São Bento, em Sudelândia, zona rural de Açailândia, na noite desta terça-feira, 06 de junho de 2023.

É com profunda consternação que recebemos a notícia de que trabalhadores, incluindo mulheres, crianças, idosos e jovens, foram alvo de disparos de arma de fogo, resultando em duas pessoas feridas e uma em estado grave, com um tiro na cabeça. Repudiamos veementemente qualquer ato de violência e violação dos direitos humanos, especialmente quando envolvem trabalhadores que lutam por acesso à terra e melhores
condições de vida.

Ressaltamos que a região de Sudelândia tem sido palco de uma disputa desigual entre a poderosa empresa Suzano e os trabalhadores sem terra. A situação atual é extremamente preocupante, caracterizada pelo uso desproporcional da força e pelo clima de terror instalado no local. Mulheres, crianças, idosos e jovens estão vivendo com medo constante, e se não houver uma intervenção imediata e efetiva das autoridades competentes, tememos que vidas sejam perdidas.

Além disso, há denúncias de que a área em questão tenha sido grilada pela empresa, que agora busca remover os trabalhadores a todo custo, inclusive por meio de ações ilegais. Essa prática é inaceitável e requer uma resposta firme e justa por parte das
autoridades.

Diante do ocorrido, exigimos que os órgãos competentes intervenham de forma enérgica, imparcial e urgente, garantindo a segurança e a proteção dos trabalhadores sem terra na região de Sudelândia. Instamos as autoridades a conduzirem uma investigação minuciosa, a fim de identificar os responsáveis por esse atentado e aplicar as medidas cabíveis, conforme a lei, para que não haja impunidade.

A Rede Cidadania de Açailândia reitera seu compromisso em defender os direitos humanos, o acesso à terra e a justiça social. Estaremos atentos ao desdobramento desse caso e continuaremos a lutar incansavelmente por uma sociedade mais justa e igualitária. Exigimos justiça para os trabalhadores sem terra de Sudelândia!

Atenciosamente

Rede Cidadania

———————————————————————————-

A rede cidadania é representada por diversas entidades e organizações da sociedade civil de Açailândia, dentre as quais destacamos:

Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán – CDVDHCB; Justiça nos Trilhos – JnT; Sindicato dos Comerciários de Açailândia – SITICMA; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Açailândia – STTR; Sindicato dos Bancários do Maranhão/Açailândia; Sindicato da Construção Civil de Açailândia; Associação dos Deficientes – ADEFIA; Associação de Moradores do Jacu; Associação Comunitária de Moradores de Piquiá; Centro Comunitário Frei Tito; Paróquia Santa Luzia; APLIX/ Açailândia; Associação de Moradores do Bairro Barra Azul; Movimento Sem Terra / Açailândia – MST; Congregação Religiosa Missionários Combonianos; Congregação Religiosa Companhia Santa Teresa de Jesus; Rede de Artistas de Açailândia; Academia de Letras de Açailândia; Associação de Moradores do Jacu; Mulheres Artesâs de Piquiá; Associação Mulheres Sementes da Terra.