Justo Evangelista, presente!
3 de março, 2021

? Nos solidarizamos com os familiares, amigos e comunidade de Seu Justo Evangelista. Que floresça em nossos corações a coragem e a garra de Seu Justo!

Ele que foi uma das grandes lideranças de Itapecuru-Mirim (MA), descansou ontem (02/03) de um longo processo de luta contra um câncer, deixa em nossas memórias as grandes experiências de luta pelo bem viver.


? “Formado com os mestres e mestras, na roça, nos cantos, nas palavras e nas lutas, Seu Justo emociona e dá sentido à vida coletiva e fraterna que vive, nutrindo a esperança de um mundo mais justo, em que ganhos só podem ser medidos em passos conjuntos, contra a escalada individualista das hierarquias que nos devoram. No tempo maior da grilagem, em que se fazia luta de chinelo e se andava a pé pelas veredas que cortavam as fazendas, abrindo dezenas de porteiras para chegar nas casas dos lavradores, seu Justo se fez lutador e assim permaneceu a vida inteira, “um lavrador de terras, ideias e ideais” Orgulho que carrega no peito e no coração, sua fé e dignidade não cederam aos brilhos e os riscos o encorajaram mais. Das certezas, uma é de que está vivo e viveu! Pois, no caminho que trilhou, muitos tombaram!”

trecho do texto “SÃO LUTAS DE ONTEM, DE HOJE TAMBÉM!” SEU JUSTO, UM LUTADOR, de Cíndia Brustolin, no livro A vida de um lutador: Memórias e experiências de luta. Coleção Narrativas Quilombolas)