Fotógrafo Genilson Guajajara lança Zine Internacional e expõe seu trabalho artístico na Exposição “Festa da Menina Moça” em São Luís 
9 de novembro, 2023


Ambos os trabalhos enaltecem o olhar expressivo de Genilson sobre o Ritual da Menina Moça e a vida na Terra Indígena Rio Pindaré

O fotógrafo indígena Genilson Guajajara está celebrando uma dupla conquista nesta quinta-feira, 9 de novembro. Hoje, a partir das 15h, será inaugurada a exposição “Festa da Menina Moça” no Foyer do Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís, onde o fotógrafo terá seu trabalho artístico fotográfico exposto. Simultaneamente, Genilson lança um Zine Fotográfico nas plataformas digitais em parceria com uma Organização Global “If Not Us Then Who?”, promovendo a cultura e tradições do povo Guajajara.

Exposição fotográfica no SESC

A exposição destaca o trabalho artístico do fotógrafo, mostrando o Ritual da Menina Moça e a vida na Terra Indígena Rio Pindaré. A abertura será marcada pelo Projeto Sesc Identidades Brasilis, que busca promover a valorização das produções artísticas e culturais de pessoas indígenas e negras.

Genilson Guajajara, da Aldeia Piçarra Preta, na Terra Indígena Rio Pindaré, compartilha uma perspectiva única de sua cultura por meio de suas fotografias. Sua jornada artística começou superando desafios na escola do “homem branco”, mas hoje, ele utiliza a câmera como seu instrumento para demarcar e contar as ricas histórias de seu povo.

Zine “RITUAL”

O Zine fotográfico lançado hoje, 09 de novembro, nas plataformas digitais da organização internacional @ifnotusthenwho é uma colaboração internacional que oferece um vislumbre cativante dos rituais da menina moça e da vida cotidiana nas aldeias Guajajara. O lançamento internacional ressalta a importância de preservar e compartilhar as culturas indígenas, tornando-se uma valiosa contribuição para essa causa.

Genilson Guajajara expressa: “Sou guiado pela missão de não perder o fio da conexão. As imagens dos momentos ritualísticos do meu povo, a luta pela proteção do meu território, a cultura e os ensinamentos são essenciais para dar continuidade às lutas dos nossos ancestrais.”

O Zine é uma edição limitada, cuidadosamente projetada e produzida em papel 100% reciclado, certificado pelo FSC. Essa iniciativa é uma colaboração entre If Not Us Then Who? e o artista Genilson Guajajara. A organização sem fins lucrativos tem como objetivo apoiar a liderança ambiental de povos indígenas, construir redes e cultivar narrativas inclusivas orientadas pelo impacto.

Se você deseja mergulhar nesse universo visual e cultural, não perca a oportunidade de conferir a exposição “Festa da Menina Moça”, no SESC em São Luís e o lançamento do Zine Fotográfico de Genilson Guajajara nas plataformas digitais. A celebração da cultura indígena é uma jornada compartilhada por todos nós.

Confira o Zine!