É com muita alegria que apresentamos a todas e a todos uma exposição fotográfica sobre a comunidade de Piquiá de Baixo, no município de Açailândia (MA). As fotografias foram feitas com telefone celular.
Esse material foi feito por nós do Coletivo Pinga Pinga em parceria com a equipe de comunicação da Justiça nos Trilhos, que possibilitou uma formação sobre comunicação para jovens de comunidades do Corredor de Carajás.
A oficina é de grande utilidade para nós jovens das comunidades e territórios que compõem o COLETIVO PINGA PINGA!!!
Fotos: Dani Gomez, Genilson Guajajara, Jordania Silva e Ninguém
✊OUSAR LUTA!CONSTRUIR UMA COMUNICAÇÃO POPULAR!?️
“É injusto que eles fiquem com os lucros e nós fiquemos com o prejuízo”
Vídeo documentário sobre Gibrié de São Lourenço (Barcarena/PA), uma das comunidades localizadas às margens do Rio Murucupi, afetadas pelos vazamentos das barragens de rejeito da empresa Hydro Alunorte, em fevereiro de 2018. O documentário, que é uma produção do Grupo Mídias Alternativas na Amazônia (UFPA) em parceria com a Fase Amazônia e a Justiça nos Trilhos, traz denúncias e relatos dos moradores dessa comunidade quilombola que tem seus direitos retirados pela ganância da exploração mineral. A falta de responsabilidade das empresas e a omissão dos governos municipal, estadual e federal aumentam os transtornos e indignação dos moradores de Barcarena, principalmente porque os rios e igarapés são fonte de vida para eles.
Auzilândia no Rádio é um programete produzido por moradores de Auzilândia, comunidade localizada no município de Alto Alegre do Pindaré (MA). É resultado de uma atividade da Justiça nos Trilhos chamada “Semana de experiência em comunicação”, que tem como público alvo os comunicadores populares existentes ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Nesta edição, o tema do programa é o histórico da comunidade. Comunicação é resistência.
Ficha técnica do Programa Auzilândia no Rádio
Assessoria: Mikaell Carvalho e Idayane Ferreira
Produção: Idayane Ferreira e Arisson Silva
Apresentação e edição: Arisson Silva (“DJ Arisson”)
Voz da vinheta de abertura/vinheta de finalização/Quadro “Você Sabia?”: Oziel Vieira, “DJ Ozzy”
Voz texto de abertura: Idayane Ferreira
Vozes da vinheta do “Você Sabia?”: Genildo Salles e Idayane Ferreira
Ebook “Um grito no ar: comunicação e criminalização dos movimentos sociais” (UnB/FAC), traz uma entrevista com o padre Dário Bossi. O tema é a resistência aos projetos socioeconômicos que ameaçam comunidades no corredor Carajás (PA e MA) e a cobertura da mídia. Assinada pelos jornalistas Roseane Arcanjo Pinheiro e Mikaell Carvalho.