A Associação Justiça nos Trilhos foi eleita oficialmente como membro da Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH) durante o congresso que celebra o aniversário de 100 anos da FIDH, em Paris, realizado na última quarta-feira (26). Na ocasião, o coordenador geral da JnT, Mikaell Carvalho, esteve presente para firmar essa nova etapa da parceria que já duram mais de 12 anos entre a Justiça nos Trilhos e a FIDH.
Este ano, a JnT foi a única organização da América Latina a ser convidada para a condição de membro da FIDH. Assim, se soma à Justiça Global e ao Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) como representantes do Brasil. Esse congresso marca a entrada oficial como membro associado.
Para Mikaell Carvalho, “esse reconhecimento é fruto do importante trabalho que a Justiça nos Trilhos vem fazendo nos seus 15 anos de caminhada, enquanto organização que defende os direitos humanos e da natureza. Precisamos nos fortalecer e atuar em rede e conexão com outras organizações com experiência em direitos humanos. Essa parceria é uma honra para a JnT, que tem trabalhado de mãos dadas com os territórios impactados pela cadeia da mineração e do agronegócio no Maranhão”, pontua.
Confira os relatórios e outras produções, frutos da parceria JnT e FIDH:
Heavy Metal: Das desumanas minas aos bens de consumo globais a jornada do ferro brasileiro
PIQUIÁ FOI À LUTA: Um balanço do cumprimento das recomendações para abordar as violações aos direitos humanos relacionadas à indústria da mineração e da siderurgia em Açailândia, Brasil
BRASIL QUANTO VALEM OS DIREITOS HUMANOS? Os impactos sobre os direitos humanos relacionados à indústria da mineração e da siderúrgia em Açailândia
Um convite para Piquiá de Baixo – Vídeo campanha