Ontem, 10 de fevereiro, por volta das sete horas da manhã, moradores e moradoras do assentamento Francisco Romão e Agro Planalto fizeram um mutirão para a limpeza da fiação e dos postes na avenida 7 de setembro, estrada que dá acesso aos assentamentos da região.
Isso se deu após meses sem respostas dos órgãos competentes (Equatorial e Prefeitura) para garantir a manutenção do fornecimento de energia elétrica na zona rural de Açailândia. Após uma reunião os moradores dos assentamentos Francisco Romão e Agro Planalto se juntaram para fazer a limpeza nas linhas de transmissão de energia para os assentamentos.
Devido ao descaso, os portes e os fios de transmissão estavam sendo engolidos por árvores, galhos e ramas que vão se formando ao seu redor, o que causa muitas quedas de energias, o que tem levado os moradores da região a terem prejuízos incontáveis.
“Nós já nos cansamos de tantos prejuízos, a Equatorial não toma as providências, por isso, que nós aqui das comunidades resolvemos por conta própria fazer a limpeza, para ver se melhora nossas vidas e põe um fim nas quedas de energias que são corriqueiras. ” Francisco Martins (Tico).
Para executar a limpeza os moradores avisaram a população dos assentamentos que o fornecimento de energia seria cortado para que pudessem fazer a limpeza com segurança.
São cerca de 5 assentamentos que sofrem com as quedas de energias, devido ao descaso com limpeza das vias de transmissão: Francisco Romão, Planalto I, Novo Oriente, Agro Planalto, João do Vale e as fazendas que ficam próximas aos assentamentos da região.
Na ação os moradores cortaram árvores, removeram galhos e ramos em uma extensão de quilômetros, entre a região conhecida como Garapeira até a região do Abacaxi.
“Os únicos prejudicados aqui somos nós. Estamos pagando taxas abusivas de energia e na maior parte do tempo estamos sem energia em nossas casas. ” Alzeneide Moraes.
Porque é importante manter a limpeza?
O contato direto das árvores, galhos e cascas sobre os condutores de energia elétrica pode causar curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia e causando prejuízos aos consumidores, principalmente aos pequenos produtores.
Por quem esse serviço deve ser executado?
Em regra, a poda das árvores que estejam tocando diretamente nos fios deve ser feita pela Equatorial, um tipo de serviço que deve ser executado por profissionais habilitados, autorizados e que estejam com equipamentos de segurança adequados.
Os casos de poda de árvore que não estejam próximos ou tocando a rede elétrica devem ser executados pelo órgão ambiental municipal. Os moradores dos assentamentos relataram que pediram inúmeras vezes para a empresa tomar as providências cabíveis, mas não obtiveram respostas.
Fotos: Arielle Moraes e Adriel Martins