NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DE REPÚDIO AOS ATOS GOLPISTAS EM BRASÍLIA
9 de janeiro, 2023

A Associação Justiça nos Trilhos se soma a todas as manifestações de REPÚDIO ao movimento fascista e terrorista que resultou nos ataques às instalações dos três poderes da república na capital do Brasil no dia 8 janeiro de 2023, vindo a público manifestar sua defesa incondicional à DEMOCRACIA e ao ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

O regime político democrático é, no mundo, aquele que melhor assegura o direito à liberdade em todas as suas dimensões. A Democracia é a maturidade política do povo de uma nação. Esse é o regime político com maiores condições de assegurar a igualdade das/os cidadãs/aos diante da lei, a liberdade de escolha e a justiça social. Neste sentido, o regime democrático é essencial no enfrentamento às desigualdades econômicas, sociais e políticas que impedem o desenvolvimento do país.

A Justiça nos Trilhos, associação que atua na defesa das comunidades impactadas pela mineração e o agronegócio ao longo da Estrada de Ferro Carajás, cuja existência se origina na Constituição Federal de 1988, reafirma a defesa incondicional do regime Democrático, o reconhecimento do resultado das eleições presidenciais do pleito de  2022 e pede a imediata responsabilização penal e civil de todos os/as envolvidos/as, direta ou indiretamente, nos atos perpetrados em Brasília, bem como a proibição de novos atos em qualquer parte do território brasileiro contrários à DEMOCRACIA.

Golpistas não passarão! O terrorismo será reprimido! A força das instituições nacionais e a vontade democrática da grande maioria do povo brasileiro prevalecerão mais uma vez! O novo governo legitimamente eleito tem o apoio da comunidade internacional. Os maus perdedores, ressentidos e violentos pagaram pelos seus crimes.

É preciso a vigilância e a organização popular para responder ao movimento golpista. A Justiça nos Trilhos estará junto a todas as forças democráticas dizendo não ao fascismo.

Açailândia, 9 de janeiro de 2023.