“Terra de Chuva”: o documentário que mostra a força da agroecologia na vida das comunidades
20 de outubro, 2025

Um jovem agricultor e uma trabalhadora da juçara mostram como a agroecologia e a ação coletiva podem restaurar paisagens e ressignificar o futuro em regiões afetadas pela escassez de água.

Em meio a regiões castigadas pelos impactos das mudanças climáticas, duas histórias de coragem e resiliência ganham vida no documentário “Terra de Chuva | Soaking The Ground”. A produção revela como soluções locais podem se tornar exemplos globais de transformação.

O filme acompanha a jornada de um jovem agricultor e de uma trabalhadora da juçara, ambos enfrentando a escassez de água em suas comunidades. Mas, longe de sucumbir à dificuldade, eles mostram que o caminho para a recuperação ambiental e social passa pela agroecologia e pela ação coletiva. Mesmo diante da falta de água, descobrimos que a solução está em nossas próprias mãos.

Produzido por Fred Rahal, que também assina direção, produção e fotografia, o documentário combina imagens poéticas e relatos inspiradores, com trilha sonora original composta pelo próprio Fred e sua equipe.

A realização de “Terra de Chuva” é fruto de uma colaboração entre organizações locais e globais, incluindo a Fundación Avina, além de parcerias com RAMA Maranhão, ACESA, Associação Tijupa, Justiça nos Trilhos (JnT) e GEDMMA. O projeto integra o Solutions Storytelling Project, iniciativa da Skoll Foundation que conecta cineastas e inovadores sociais para criar conteúdos focados em soluções capazes de gerar impactos positivos no mundo.

O filme não apenas registra os desafios ambientais, mas mostra caminhos concretos de mudança, ressignificando o futuro de comunidades e paisagens. Ele é um convite para refletir sobre o papel de cada indivíduo na preservação do meio ambiente e no fortalecimento das bases comunitárias.

Assista agora a essa história inspiradora no canal do YouTube. A transformação, como prova o documentário, começa no chão que pisamos.