Pesquisas
Página inicial > Pesquisas
terça-feira, 22 de abril de 2014
O estudo analisa a constituição do grupo de trabalhadores metalúrgicos no bairro do Pequiá no município de Açailândia-MA, a partir da visualização das práticas sociais cotidianas que contribuem para a formação de uma rede de relações sociais que sustentam a identidade desses trabalhadores. Discuto como as diferentes posições assumidas por esses operários, na divisão interna do trabalho metalúrgico, condiciona a construção das categorias de pensamento pelas quais eles representam sua realidade.
Acesse o estudo aqui:
terça-feira, 22 de abril de 2014
A presente pesquisa analisa o avanço do grande capital, no município de Açailândia e seu impacto social, econômico e ambiental. Para efeito de análise, considero como representação desse capital a presença das guseiras e o grande latifúndio que juntos propiciam o avanço das plantações de eucalipto – reflexo de uma política governamental que elegeu os grandes projetos a exemplo do Projeto Grande Carajáscomo opção de desenvolvimento para a região.
Acesse a pesquisa aqui:
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Entre os dias 17 e 23 de março de 2013, a relatoria da Plataforma de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca Brasil) esteve nos principais municípios afetados pelo projeto de expansão da empresa Vale S.A, verificando denúncias de violações de direitos.
Acesse o relatório aqui:
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Mineração na Amazônia: Estado, Empresas e Movimentos Sociais é o título da revista organizada pelo Fórum Carajás em 2010 e também aborda os impactos e resistências em Açailândia, mais uma vez apresentando a problemática de Piquiá de Baixo.
Acesse a revista aqui:
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Publicado em abril de 2010, o Dossiê dos impactos e violações da Vale no mundo foi produzido pelas organizações integrantes do primeiro Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale. O capítulo II do dossiê aborda os impactos socioambientais decorrentes da atuação da empresa Vale S.A nos estados do Pará e Maranhão. Nesse capítulo são apresentadas as violações sofridas pela população do distrito industrial de Açailândia, Piquiá de Baixo.
Acesse o dossiê aqui:
sábado, 18 de janeiro de 2014
O relatório “Quanto Valem os direitos humanos?” é uma produção da Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH) em parceria com as organizações Justiça Global e Rede Justiça nos Trilhos. A pesquisa foi publicada em maio de 2011 e está centrada na descrição e análise dos impactos e danos ocasionados pelas atividades da cadeia minero-siderúrgica no município de Açailândia, em particular aos habitantes do bairro Piquiá de Baixo e do Assentamento rural Califórnia.
Acesse o relatório aqui: