II Seminário Municipal de Desenvolvimento Rural discute políticas públicas para o campo e a cidade em Açailândia (MA)
4 de novembro, 2024

Movimentos sociais e associações agrícolas promovem evento para debater desafios e propostas de desenvolvimento sustentável

Nesta quinta-feira, 7 de novembro, a Câmara Municipal de Açailândia será palco do II Seminário Municipal de Desenvolvimento Rural: Políticas Públicas para o Campo e a Cidade. Organizado pela Justiça nos Trilhos (JnT), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Açailândia, Casa Familiar Rural, Associação das Mulheres Sementes da Terra e Movimento Sem Terra, o evento conta com a colaboração de movimentos sociais e associações de agricultores das comunidades rurais e assentamentos locais.

Com início às 9h, o seminário busca promover um diálogo aberto sobre as problemáticas que afetam a população rural e a construção de propostas a serem encaminhadas às autoridades públicas. A programação do seminário inclui uma mesa de abertura com autoridades locais, seguida de três mesas temáticas: Políticas Públicas; Impactos do Desenvolvimento nas Comunidades Rurais; e Juventudes, Mulheres e Agroecologia.

O evento se configura como uma oportunidade para que as vozes do campo e da cidade se unam em busca de soluções sustentáveis e inclusivas para os desafios enfrentados pelas comunidades rurais.

Por conta de limitações físicas do local, as inscrições podem ser realizadas pelo link, onde após as inscrições, você recebe a confirmação da mesma. Mas fique ligado: as inscrições vão somente até dia 06/11 (quarta-feira).

Programação 

Relembrando o I Seminário Municipal de Desenvolvimento Rural

O primeiro Seminário Municipal de Desenvolvimento Rural, realizado no dia 28 de abril de 2023, teve como tema “Agricultura Familiar: Resistência e Vida.” O evento, também sediado na Câmara Municipal de Açailândia, contou com mesas redondas e o lançamento de dois materiais importantes: o boletim de Cartografia Social, elaborado pela UEMA de São Luís, e o Estudo de Mercado de Produtos da Agricultura Familiar, desenvolvido em parceria com a Caruanas e a empresa júnior Inovadm.

A primeira edição destacou-se por fortalecer a importância da agricultura familiar como pilar da economia e da sustentabilidade local, reunindo representantes de diversas entidades como o MST, STTR, Casa Familiar Rural e Paróquia Santa Luzia de Açailândia.