Em relatório ONU cobra responsabilidade do Governo Brasileiro em relação à comunidade de Piquiá
15 de setembro, 2020

#URGENTE O Estado brasileiro será cobrado pelas violações de direitos em Piquiá de Baixo (Açailândia-MA), pelas medidas tomadas em relação aos crimes ambientais nas comunidades mineiras de Brumadinho e Mariana e a utilização indiscriminada de agrotóxicos no país. Recomendações serão apresentadas em relatório, na 45ª Sessão Ordinária do Conselho de Direitos Humanos (CDH), nesta sexta-feira (18/09) às 10h, na sede das Nações Unidas, em Genebra com transmissão ao vivo através da UN TV. webtv.un.org

Baskut Tuncak, relator especial na área “Implicações da gestão e eliminação ambientalmente racional de substâncias e resíduos perigosos” até julho de 2020, esteve no Brasil em dezembro de 2019, visitando comunidades atingidas, entre elas Piquiá de Baixo.

O relatório completo da visita será apresentado pelo chileno Marcos Orellana, atualmente novo relator da ONU sobre gestão de substâncias e resíduos perigosos, que apresentará a análise e as recomendações ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) com base no levantamento de Baskut.