Projetos

Seminário “Povos, Comunidades e Natureza”

Pensado inicialmente como seminário presencial e internacional dentro das ações do Projeto “Empresas Transnacionais e Princípios Orientadores”, executado por quatro organizações latino-americanas e cofinanciado pela União Europeia, o evento aconteceu na semana de 15 a 19 de março de 2021, em formato virtual, teve como objetivo: sensibilizar, denunciar, realizar debates, trocas de experiências e incidência política a respeito dos impactos socioambientais e das violações de direitos gerados por empresas mineradoras e suas cadeias de suprimentos.

Piquiá de Baixo

Conheça a história de Piquiá de Baixo, bairro do município de Açailândia (MA), que luta bravamente pelo direito à vida e contra a poluição os impactos gerados pela da Estrada de Ferro Carajás (EFC), siderúrgicas e do entreposto de minério da Vale S.A., como também, as histórias de resistência da comunidade para construir o novo bairro Piquiá da Conquista.

Água para os povos

A campanha internacional “Água para os povos! Transnacionais: respeitem nossos direitos” é uma iniciativa de informação protagonizada por povos originários, tradicionais e camponeses de Argentina, Brasil, Colômbia e Peru cujos direitos à água, à saúde e ao protesto vêm sendo seriamente afetados por empresas transnacionais de mineração e siderurgia.

Zagaia

A Zagaia é uma agência de comunicação popular feita por e para comunicadoras e comunicadores indígenas, quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais. A agência fomenta e deságua a comunicação popular, sendo um veículo de força e propulsão para iniciativas independentes dessas comunicadoras e comunicadores.

RAMINA – Rede de Alternativas à Mineração

Conheça e compre os produtos da agricultura familiar e grupos solidários do Maranhão na loja virtual. Esta página reúne diferentes grupos e iniciativas, facilitando a difusão das atividades realizadas bem como a venda de produtos dessas comunidades, com apoio na geração de renda e práticas agroecológicas.

Reconhecida com o Prêmio Direitos Humanos e Empresas em 2018, a Justiça nos Trilhos atua desde 2007 no fortalecimento de comunidades no Corredor Carajás denunciando violações dos direitos humanos e da natureza.

Todos os conteúdos do site www.justicanostrilhos.org são sob licenciamento Creative Commons. Os conteúdos podem ser baixados e compartilhados desde que atribuam o crédito sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.