Seu Edvard, aquele que sonhou primeiro…
✨ Dizem que um sonho que se sonha só é só um sonho, mas um sonho que se sonha junto é realidade. Quando se trata da história de luta da comunidade de Piquiá de Baixo (Açailândia – MA), o dito é mais do que verdadeiro. Seu Edvard Dantas foi aquele que primeiro sonhou: sonhou que uma vida digna, longe da poluição, era possível e convidou mais gente para sonhar junto.
✨ Ah, Seu Edvard é um sonhador! O tipo de gente que pensa em coletividade, que tem brilho nos olhos! Não se espante se digo no presente… Seu Edvard é. Se por um lado ele deixou esse plano material no dia 23 de janeiro de 2020, por outro, sua luta iniciada há mais de uma década segue firme. É certo dizer também que seu Edvard, assim como muitos moradores e moradoras da comunidade, é vítima da implacável poluição causada pelas siderúrgicas, há décadas. Dessa poluição que intoxica o solo, a água e mata os pulmões, tornando impossível respirar.
✨ Mas deixa eu te contar: Seu Edvard foi aquele que sonhou que as coisas poderiam ser simplesmente diferentes. Primeiro ele chamou os vizinhos, depois mais moradores da comunidade, pediu ajuda ao pessoal do Centro de Defesa de Açailândia… aos padres combonianos e foi chamando mais e mais gente para se somar. “Ele acredita em utopias!”, diziam os mais céticos, aqueles que acham que a situação não tem jeito, que não há mudança possível. Ser cético é mais fácil do que sonhar a utopia, mais fácil ainda do que mover-se do lugar, propor construir um outro mundo possível. Mas Edvard Dantas ousou sonhar primeiro, mas nunca quis sonhar sozinho.
Com o texto da comunicadora na Justiça nos Trilhos, Idayane Ferreira, homenageamos esse grande guerreiro, que vive em nossos corações e nos inspira a continuar na luta pela garantia dos direitos humanos e da natureza. Desejamos à sua família e todos moradores de PIQUIÁ, paz e sonhos realizados!