Como não temos um dia de PAZ, hoje se torna ainda mais urgente lançar narrativas que possam forjar nossas lutas diárias. Em meio ao caos, ESTAMOS AQUI semeando ESPERANÇA com a revista online exclusiva do Seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Empresas: “Povos, comunidades, natureza: insurgências frente ao extrativismo predatório”.
A publicação sobre o evento e está disponível em versão trilíngue – português, espanhol e inglês – para download gratuito nos sites do seminário e da Justiça nos Trilhos. – Pensada para funcionar como a relatoria do evento, inova ao apresentar textos jornalísticos atravessados por contextualizações, apontamentos críticos, dados, trechos de falas e publicações apresentados durante os cinco dias de seminário, que foi realizado de forma virtual entre os dias 15 e 19 de março de 2021.
—
QUEM É DE VERDADE SABE QUEM É DE MENTIRA
Em meio a tantos desmontes, há também neste momento um congresso que decide por extinguir a Amazônia preservada pelos povos indígenas. Infelizmente, o projeto de lei (PL) 490/2007 foi APROVADO na Comissão de Constituição e Justiça: 40 votos a favor x 21 votos contra. O projeto segue para votação no plenário e depois vai para o Senado.
Neste exato momento, os povos originários estão por todos os cantos do País, lutando para resgatar Pindorama do Brasil. Em meio a tudo isso, reforçamos a necessidade de ações e reflexões de forma coletiva. Porque se esse projeto segue sendo aprovado pelo Senado, o Brasil conseguirá romper de vez com a proteção de povos isolados e fragilizar os limites das terras de povos indígenas, cobiçadas pela mineração e o agronegócio.