1. Maiores conflitos
Inchaço populacional, Falta de mão de obra na roça, Prostituição infantil pela chegada de 7000 homens no alojamento dos trabalhadores, a 6 Km da Vila, Aumento de doenças como DST e doenças tropicais devido o grande aglomerados de pessoas na vila, Desemprego, Poluição sonora, Especulação imobiliária e alto custo de vida, Acumulo de lixo com aumento de mosquitos e animais roedores, Destruição de nascentes e igarapés, Desmatamento, Consumo anual de 9.345t de explosivos, 13.440.000 litros de óleo diesel, 2.680.000 litros de lubrificantes.
22/08/2010
25/09/2010
1. O Conflito O Projeto de Assentamento “Belo Vale” encontra-se a 16 Km da cidade de Marabá, ao longo da Transamazônica.
Em vista da instalação da siderúrgica Aços Laminados do Pará (ALPA, com previsão de início de atividades em 2012), o Estado decretou a desapropriação do assentamento Belo Vale. Os moradores não se conformaram com esse decreto. Houve críticas a respeito da postura do Estado em apóio a esse empreendimento. E também críticas a respeito da desapropriação estadual de um projeto de assentamento federal (INCRA).
22/08/2010
25/09/2010
1. Maiores conflitos: Cinco projetos de mineração da Vale: Serra Sul, 118 (cobre), Sossego (cobre), Niquel do Vermelho, Cristalino. Os empreendimentos já existentes e os programados estão gerando muitos impactos:
queda da produção agrícola e pecuária, conflitos entre a empresa e os pescadores, isolamento das famílias de agricultores que não quiseram vender suas terras para a Vale, desvio de várias estradas e atravessamento da ferrovia, destruição e perda dos valores históricos e culturais das comunidades acumulados durante mais de vinte anos antes da chegada da mineradora, atitudes truculentas dos “guardas florestais” a serviço da Vale junto com IBAMA e a policia, interrupção do projeto Luz Para Todos próximo das áreas compradas pela Vale, conivência do Estado e do poder público municipal com o desmando da Vale, poluição do ar e das águas subterrâneas.