Justiça nos Trilhos
14 de outubro, 2012

14/10/2012

Outubro de 2012: o bispo dom Michele Russo, missionário comboniano, é expulso do Chade, um dos mais pobres países africanos.
Numa de suas homilias, desafiou o Governo a respeito dos lucros do petróleo: na opinião do bispo, não há transparência na destinação desse dinheiro, há suspeita de enriquecimentos ilícitos de poucos, enquanto os impactos socioambientais afetam a camada mais pobre da população.

06/10/2012

O movimento das Terras Indígenas Caru e Pindaré, composto pelas etnias Guajajara e Awá Guajá, diante do bloqueio da ferrovia da Companhia Vale, no município de Alto Alegre do Pindaré-MA, vem a público se manifestar, no seguinte sentido:

04/10/2012

“Quando eu cheguei aqui, ninguém falava sobre linha de ferro”. “A roça acabou”. “As plantações desapareceram. Aqui só tem destruição”. “Nós estamos perdidos, está tudo morto”. “A cada dia o impacto do trem aumenta”.   Esses são os depoimentos de muitos moradores que vivem no povoado Nova Vida, localizado no município de Bom Jesus das Selvas, no interior do Maranhão.

03/10/2012

Um grupo de índios Guajajara interditou, no dia 02 de outubro, o quilômetro 289 da Estrada de Ferro Carajás (EFC), trecho que compreende os povoados Mineirinho e Auzilândia, ambos pertencentes a Alto Alegre do Pindaré, cidade localizada a 340 quilômetros de São Luís.

02/10/2012

Uma plataforma elevatória na Baía de São Marcos, em São Luís, no Maranhão, que pertence à empresa Eunsung O&C CO, adernou à 0h45 do dia 30 de setembro. A plataforma é utilizada nas obras de construção do Píer 4 e, segundo a empresa Vale, adernou durante uma manobra. Leia aqui a análise crítica de um dos membros de Justiça nos Trilhos.