Um deslizamento em uma mina da Vale no Canadá matou dois trabalhadores, informou na quinta-feira 09 de junho a companhia brasileira.
O acidente aconteceu por volta das 23h (horário de Brasília) de quarta-feira 08 na mina de níquel Stobie, na cidade de Sudbury, a cerca de 380 quilômetros a noroeste de Toronto.
A Vale informou por meio de nota oficial que imediatamente após o acidente, que aconteceu a uma profundidade de cerca de mil metros, a companhia enviou equipes de resgate, mas os dois mineradores foram encontrados mortos.
Jon Treen, gerente da Vale em Ontário, disse que essa “é uma perda devastadora”, e que “os pensamentos e orações vão às famílias, amigos e companheiros destes empregados”.
A Vale afirma que o acidente está sendo investigado pela Polícia de Sudbury e pelo Ministério do Trabalho de Ontário.
Sudbury, é bom lembrar, foi teatro em 2010 de uma greve de um inteiro ano de resistência dos trabalhadores em onflito com a Vale. Veja esse aprofundamento.
Nota do sindicato USW
Veja, a seguir, uma nota de United Steelworkers sobre o acontecido: Os membros de USW em Sudbury e na América do Norte estão em luto pela perda de dois mineiros mortos no trabalho na quarta-feira.
“Em nome de todos os nossos membros, estendemos nossas mais profundas condolências às famílias, amigos e colegas de trabalho da Jordan Fram e Jason Chenier Jason, que foram respeitados e amados por muitos,” disse Rick Bertrand, Presidente da USW Local 6500 em Sudbury .
“A trágica perda é lamentada em toda a nossa comunidade e além.”
Fram, 26, e Chenier, 35, morreram quando foram atingidas por uma queda de sujeira numa rea de 3.000 metros de profundidade na mina Stobie da Vale em Sudbury. Fram e Chenier tinham seis e onze anos de experiência, respectivamente, com a empresa.
Fram e Chenier têm sido descritos como colegas e grandes amigos para muitos. Chenier era um marido atencioso e pai de dois filhos pequenos. Fram era bem conhecido na comunidade como um jogador de hóquei ex-juniores e atleta talentoso.
O Ministério do Trabalho do Ontário fechou a Mina de Stobie, enquanto o acidente fatal está sendo investigado. O Ministério do Trabalho, juntamente com o sindicato USW, a Vale e a polícia local, estão envolvidos na investigação.
“O sindicato vai participar desta investigação a cada passo do caminho”, disse Bertrand. “Quando a investigação for concluída, vamos trabalhar duro para a restauração da mina em condições de segurança, antes de começar de novo.”
“Para os nossos membros e para a nossa comunidade, esta tragédia é uma lembrança dolorosa do potencial perigo no trabalho enfrentados pelos mineiros todos os dias”, disse o diretor do USW Distrito 6 Wayne Fraser.
“O sindicato USW esteve sempre na vanguarda dos esforços para melhorar a saúde e segurança no trabalho”, acrescentou Fraser. “Vamos trabalhar para garantir que esta investigação leva a uma maior segurança não só neste lugar de trabalho, mas para todos os trabalhadores na indústria de mineração”.
Fonte: UOL Notícias, página econômica – 09 de junho de 2011;
Nota do sindicato USW