Vila Sansão – Parauapebas
27 de outubro, 2018

1. Maiores conflitos

Inchaço populacional, Falta de mão de obra na roça, Prostituição infantil pela chegada de 7000 homens no alojamento dos trabalhadores, a 6 Km da Vila, Aumento de doenças como DST e doenças tropicais devido o grande aglomerados de pessoas na vila, Desemprego, Poluição sonora, Especulação imobiliária e alto custo de vida, Acumulo de lixo com aumento de mosquitos e animais roedores, Destruição de nascentes e igarapés, Desmatamento, Consumo anual de 9.345t de explosivos, 13.440.000 litros de óleo diesel, 2.680.000 litros de lubrificantes.

2. Resistência da comunidade

A comunidade estã tentando organizar uma resistência para cobrar da Vale reparo aos danos sociais e ambientais provocados. Um dos objetivos da comunidade é que a Prefeitura adquira junto ao ITERPA a área da Vila, administrando assim com o povo as melhores condições de gerenciamento da mesma.

3. Entrevistas

Desapropriação
“Eu morava do outro lado do rio Itacaiúnas, depois dessa infância minha, lá no Tapirapé, eu tirei um terreno lá pra mim, aí o INCRA mandou fazer um levantamento, e disseram que nós tinha direito, eu já tava com doze anos lá, e a Vale tirou nós de lá, a Vale indenizou esse povo todo lá, e quando foi no fim da conversa eu fui lá, o dinheiro acabou na hora de pagar. O sítio lá era muito lindo, e ainda hoje você chega lá de dia ou de noite, você não morre de fome porque tem muita fruta. Eu não recebi nenhum cruzeiro porque eles me enrolaram e disseram que não tinha dinheiro para pagar ninguém e eu aperreei eles, que era a Vale e o IBAMA, tudo entrosado no meio deles”

Estação Conhecimento
“Um colégio que tão construindo ali é uma fachada da Vale com o prefeito…até hoje nada disso tá funcionando. Se tu vê o projeto do gado que ta lá em casa que eles fizeram pra mim, que foi onde eu me zanguei com eles, que eles faz uma promessa, uma proposta, e na hora não é aquilo que tá fazendo…

A gente fez um projeto para dentro de um ano tá vendendo leite, tá vendendo galinha, tá vendendo frango, tudo aqui, tranqüilo sem problema nenhum. Isso não aconteceu. Eu tô com meu filho dentro de casa tem quase dois anos, eu que tô mantendo toda despesa dele. Trouxe da rua por causa do projeto”

Barragem de rejeitos
“…tem a barragem do Geladinho, eles vão reformar ela de volta. E quando fazer o serviço dela aqui, isso vai ser atingido essa nossa aqui. Quer dizer, hoje, daqui onde eu moro, pra água é cinqüenta metros, ela vai chegar cinqüenta metros aqui. Dá pra entender essa coisa? Em cima de nós, tamos aqui. Aí vem a praga, a doença, vem toda conseqüência. Vai ser obrigado daqui a pouco mudar nós daqui pra outro setor, e pra onde é que nós vai? Se eu tô no que é meu?”

Desvio do rio
“Então lá aterrou praticamente o rio, não tem mais o rio, fizeram o desvio, desviaram o curso do rio, e o rio corria direto e eles fizeram uma volta, né, então, e aquilo que sobrou que eles vão cavando, vão trazendo, vão aterrando, e as sobras vão empurrando tudo para dentro do rio… aí acabar o rio, que é o rio que se chama rio Esquecido”

4. Documentos anexados e links no site

Vila Sansão no eixo da destruição