quem somos

Por respeito e dignidade nos trilhos, somos uma associação de Direitos Humanos e Direitos da Natureza, sem fins lucrativos, que promove diversas atividades no sentido de problematizar junto à sociedade o modelo de desenvolvimento hegemônico e a sua exploração desmedida dos bens naturais, em especial, no Corredor Carajás, que corta 27 municípios no total, sendo 23 no Maranhão e 4 no Pará, com mais de cem comunidades afetadas.

Nossa equipe interdisciplinar é formada por educadoras(es) populares, comunicadoras(es), advogadas(os) populares, pesquisadoras(es), missionários leigos e militantes.Trabalhamos de mãos dadas com as comunidades afetadas pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), coletivos auto organizados (associações), redes e articulações (local, nacional e internacional). Atuamos em dois polos geográficos: um, com sede no município de Açailândia e outro na capital São Luís, ambos no Maranhão. O primeiro polo acompanha mais as comunidades do interior do Maranhão, que estão mais próximas à mina de Carajás; o segundo polo acompanha as comunidades que ficam mais próximas aos portos de Ponta da Madeira e do Itaqui.

como atuamos

Fortalecendo as comunidades ao longo do corredor Carajás, denunciando as violações aos direitos humanos e da natureza por parte de empreendimentos predatórios, especialmente da mineração e do agronegócio, responsabilizando os atores públicos e privados, prevenindo novas violações, reafirmando os modos de vida e a autonomia das comunidades nos seus territórios.

valores

Defesa dos direitos humanos e da natureza;

Presença nos territórios e confiança das comunidades;

Credibilidade perante parceiros, financiadores e instituições públicas;

Poder decisório colegiado e rotativo;

Cuidado físico e emocional com as pessoas.

premissas

Crítica ao atual modelo hegemônico de desenvolvimento;

Foco geográfico e temático definido;

Atuação interdisciplinar e em rede;

Valorização dos modos de vida das comunidades;

Movimento do local para o global;

Perspectivas de gênero e raça;

Baixe o nosso portfólio!

Reconhecida com o Prêmio Direitos Humanos e Empresas em 2018, a Justiça nos Trilhos atua desde 2007 no fortalecimento de comunidades no Corredor Carajás denunciando violações dos direitos humanos e da natureza.

Todos os conteúdos do site www.justicanostrilhos.org são sob licenciamento Creative Commons. Os conteúdos podem ser baixados e compartilhados desde que atribuam o crédito sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.