Vale inicia extração de carvão em Moçambique
24 de junho, 2016

A mineira brasileira Vale inicia no domingo a produção de carvão em Tete, no centro de Moçambique, província que vai passar a sua produção de 30 mil toneladas para um milhão de toneladas por ano, anunciou a ministra dos Recursos Naturais.
Veja no Dossiê dos Atingidos pela Vale (pág. 126) os principais conflitos gerados por esse projeto.

“Até agora falávamos do projecto de carvão de Moatize, mas queremos passar a dizer que Moçambique vai passar à produção em grande escala”, disse Esperança Bias, falando na Cidade do Cabo, África do Sul, onde participa na Fórum Económico para África. 

“Essa produção vai dar um contributo importante não só pelos impostos que a empresa vai pagar mas também pela geração de emprego. Queremos também que este empreendimento traga outras indústrias não só baseadas no carvão, mas que possam também prestar serviços”, disse. 

Esperança Bias disse que o governo de Maputo pretende um investimento de empresas que acrescentem valor aos minerais moçambicanos e que o seu país não pode ficar “eternamente” um exportador de minerais não processados. 

O início das operações da Vale em Moatize fará com que a região aumente das 30 mil toneladas de carvão por ano, actualmente produzidas pela pequena empresa britânica Beacon Hill, para um milhão de toneladas anuais.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=10&id_news=157873, 4 de maio de 2011