Igrejas e Mineração: vida e esperança, em harmonia com a Criação
24 de outubro, 2016

Página inicial > Notícias > Igrejas e Mineração: vida e esperança, em harmonia com a (…)

Fonte da Matéria: Rádio Vaticano
igrejas-e4927-5803197
Bogotá (RV) – Está começando em Bogotá o terceiro encontro da rede “Igrejas e Mineração”. No programa, testemunhos de comunidades vítimas de atividades extrativas, a análise de causas e consequências dos conflitos minerários na América Latina, aspectos da ecoteologia, causas e estratégias no cuidado e defesa da casa comum.

Rede Igrejas e Mineração: quem é

A Rede ‘Igrejas e Mineração’ é um espaço ecumênico formado por comunidades cristãs da América Latina, equipes pastorais, congregações religiosas, grupos de reflexão teológica, leigas, leigos, bispos e pastores que buscam responder aos desafios dos impactos e violações dos direitos socioambientais provocados pelas atividades minerárias nos territórios.

Desde seu nascimento, em 2013, a Rede tem trabalhado para empoderar as Comunidades afetadas pela mineração; aprofundar e divulgar uma teologia e espiritualidade ecológica; comunicar as violações provocadas pela mega-mineração, a resistência das comunidades afetadas, assim como suas propostas e alternativas orientadas ao bem viver; dialogar com as Igrejas, em todos seus níveis hierárquicos, para incidir nas suas ações em defesa das comunidades e territórios afetados pela mineração.

No centro de espiritualidade “Francisco Palau”, no bairro da Soleda, o evento terá a participação de ao menos 45 representantes, provenientes de 12 países. Conosco, Padre Dario Bossi, comboniano e missionário na Amazônia, um dos fundadores da Rede.

Conosco, Padre Dario Bossi, impulsionador da Rede, comboniano, missionário italiano na Amazônia.

“O III Encontro será uma sequência de outros eventos importantes que reuniram as comunidades latino-americanas. Junto com a REPAM, Rede Eclesial Pan-amazônica, a Rede ‘Igrejas e Mineração’ se propõe a posicionar a Igreja frente aos grandes conflitos que ameaçam o meio ambiente e a vida das comunidades”.

O programa do encontro

“Em Bogotá, 2 dias serão dedicados à visita às comunidades no campo, que estão ameaçadas pela mineração de ouro e de carvão. Um dia, haverá reuniões institucionais com o Departamento Justiça e Solidariedade do CELAM; outros 2 dias teremos estudo, global e coletivo, e organização da Rede”.

“Nosso objetivo é analisar a conjuntura latino-americana, fazer uma reflexão aprofundada sobre a ecoteologia e as motivações que alimentam a nossa mística, a nossa espiritualidade; o compromisso ao lado das comunidades afetadas pela mineração e também dar uma estrutura a médio prazo e uma identidade à Rede ‘Igrejas e Mineração’”.

Extrativismo, impacto e ameaça às comunidades

“Sabemos que o extrativismo na América Latina está sendo a única solução à crise econômica e isto ameaça muito as comunidades; sabemos que a crise de democracia de muitos países latino-americanos está dando ainda mais poder às corporações internacionais e isto está provocando ainda mais impacto e uma maior criminalização das lideranças”.

“Por outro lado, a Encíclica Laudato si e a fragilidade do planeta nos impõem buscar novos rumos, proteger a vida, as comunidades e os territórios em nosso continente”.

Em sintonia com o Dia de Oração convocado pelo Papa

“O dia 1º de setembro foi declarado pelo Papa Francisco como Dia Mundial de Oração pelo cuidado da Casa Comum. E nós, em paralelo estaremos, como Igrejas, reunidas para debater e fortalecer a nossa solidariedade, ao lado das comunidades afetadas pela mineração. Celebraremos a vida e a esperança. Podemos dizer que a Igreja tem a missão e a força para promover um novo jeito de viver em harmonia com a Criação”.