Página inicial > notas > Começa em junho a duplicação da Estrada de Ferro (...)

Começa em junho a duplicação da Estrada de Ferro Carajás

sábado 29 de maio de 2010

No dia 26 de junho próximo, a Vale estará iniciando a duplicação da Estrada de Ferro Carajás. O projeto é pronto desde 2007, mas teve que esperar a retomada no mercado de minério em 2010 para ver programado, efetivamente, o seu início.
A campanha Justiça nos Trilhos, tendo documentado até agora o impacto da ferrovia para com as populações locais e o desnível entre lucros de poucos e consequências para muitos, manifesta mais uma vez sua preocupação a respeito desse grande empreendimento.
Foto: Nils Vanderbolt

 

Em 2009, com a EF Carajás foram transportadas 96,3 milhões de toneladas, quase a capacidade máxima atual de 100 milhões. A duplicação aumenta a capacidade da ferrovia para escoar o minério de Carajás e a torna capaz de receber o minério ainda não explorado de Serra Sul, no município de Canaã dos Carajás, que contem uma reserva maior ainda do que a de Carajás.

A duplicação estava inicialmente prevista para 560 km dos 892 km da ferrovia, entre São Luís (MA) e Carajás (PA). Mas agora são previstos 604 km, suficientes para inteligar os 56 pátios de cruzamento ao longo de toda a ferrovia, criando uma segunda linha em toda a extensão. Desta obra, a exceção são as infraestruturas, como a ponte sobre o Rio Tocantins (2.340 m de extensão) que conservarão via singela.

O equipamento para assentamento da grade já foi adquirido e está sendo finalizado na New Track Construction Machine (Máquina de Construção de Vias Novas), fábrica da Harsco, na Carolina do Sul (EUA).

A duplicação da ferrovia soma-se a uma série de melhorias que vem sendo realizadas nos últimos quatro anos, como o aumento do peso por eixo para 37,5 toneladas, o emprego de trens de 330 vagões e a utilização de locomotivas de 5.500 hp. Um investimento adicional e urgente, assim como explicou a empresa, deverá ser a substituição de toda a dormentação de madeira da linha original de Carajás – em uso há mais de 26 anos – com uma estrutura em concreto.

Fonte: http://www.brazilplanet.info/Noticias/ComecaEmJunhoADuplicacaoDaEstradaDeFerroCarajasEFC.kl

 

 

 

18 acessos


Uma mensagem ou comentário?

Quem é você?
Sua mensagem
  • Para criar parágrafos, basta deixar linhas em branco.


Mapa das Comunidades
Audiovisual

Galeria de Fotos

Veja mais

Vídeo

Veja mais

Áudio

Empresa mantém central de espionagem, que emprega cerca de 200 funcionários (...)

"Que trem é esse?" é o título da música composta pelo artista Paulo Maciel. A (...)

Ouça mais

Internacionais

Leia mais


Links

Outros Links

Conheça a Justiça nos Trilhos
nas redes sociais