PoEMAS lança nova edição da Versos

22/04/2019

O PoEMAS lançou hoje o novo número da Versos, com o título Minas não há mais: avaliação dos aspectos econômicos e institucionais do desastre da Vale na bacia…

Conquista com sabor: mulheres do Piquiá inauguram restaurante em local das obra do novo bairro

09/04/2019

Horário de almoço, em Açailândia (MA), uma mesa repleta de comida: arroz, feijão, salada, farofa, carnes e frutas, além de sucos e refrigerantes. Pessoas reunidas comem e conversam…

Leia a 13ª edição do Folhetim Pinga Pinga

27/03/2019

PRA MUDAR A SOCIEDADE DO JEITO QUE A GENTE QUER, PARTICIPANDO SEM MEDO DE SER MULHER Neste mês de luta por cada companheira, o coletivo pinga pinga têm…

Resultado da primeira etapa de seleção para coordenador (a) de campanha e incidência política

12/04/2019

A Rede Justiça nos Trilhos torna público a indicação dos três profissionais selecionados para a etapa de seleção simplificada dentro do projeto “Empresas transnacionais e Princípios Orientadores: em…

Sororizemos: encontro de mulheres em Açailândia (MA)

27/03/2019

Sororizemos foi um encontro pensado a partir da seguinte inquietação. Em Açailândia (Ma), sabemos que existe um grupo de mulheres que estão na causa por seus direitos, mas…

Justiça suspende atividades em mais uma barragem da Vale em Minas

25/03/2019

Fonte: em.com.br Por João Henrique do Vale A Justiça acatou o pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e determinou a paralisação da Barragem Dique III, em…

  • Coletivo Pinga Pinga: uma vivência em Piquiá de Baixo

    É com muita alegria que apresentamos a todas e a todos uma exposição fotográfica sobre a comunidade de Piquiá de Baixo, no município de Açailândia (MA). As fotografias foram feitas com telefone celular.

    Esse material foi feito por nós do Coletivo Pinga Pinga em parceria com a equipe de comunicação da Justiça nos Trilhos, que possibilitou uma formação sobre comunicação para jovens de comunidades do Corredor de Carajás.

    A oficina é de grande utilidade para nós jovens das comunidades e territórios que compõem o COLETIVO PINGA PINGA!!!

    Fotos: Dani Gomez, Genilson Guajajara, Jordania Silva e Ninguém

    OUSAR LUTA!CONSTRUIR UMA COMUNICAÇÃO POPULAR!?️

     

    No Images found.

  • WYRA’U HAW – A Festa da Menina Moça

    O Curta foi produzido pelo coletivo de comunicação popular Pinga Pinga com assessoria da rede Justiça nos Trilhos.
    O vídeo é um registro do ritual do povo Guajajara, da aldeia Piçarra Preta, da T.I Rio Pindaré, do município de Bom Jardim (MA). A Festa da Menina moça é realizada quando as/os jovens entram na puberdade.

     

  • Piquiá de Baixo assina contrato para liberação de financiamento do projeto de reassentamento da comunidade

    Matéria da Justiça nos Trilhos veiculada no Jornal Amazônia é Notícia, da Rede de Notícias da Amazônia, no dia 18 de setembro de 2018. Trata sobre mais um importante passo dado para o projeto de reassentamento da comunidade de Piquiá de Baixo: a assinatura junto à Caixa Federal Econômica do contrato que libera recursos para a construção do novo bairro.


  • PoEMAS lança nova edição da Versos

    O PoEMAS lançou hoje o novo número da Versos, com o título Minas não há mais: avaliação dos aspectos econômicos e institucionais do desastre da Vale na bacia do rio Paraopeba. Para além de muita tristeza pelo desastre, foram três meses de pesquisa e reflexão para tentar compreender alguns dos fatores que levaram ao rompimento, assim como para vislumbrar suas possíveis consequências e desdobramentos. Nossa proposta, mais do que trazer respostas prontas foi fornecer elementos para podermos aprofundar o debate sobre o papel da mineração no Brasil (e em Minas Gerais) e caminhos para superar os dilemas postos. Esperamos ter podido contribuir para isso.

    Faça o Download da Versos: Estudos para discussão

    Minas não há mais: avaliação dos aspectos econômicos e institucionais do desastre da Vale na bacia do rio Paraopeba

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Piquiá de Baixo