Piquiá de Baixo

Piquiá de Baixo faz eleição para nome do novo bairro

segunda-feira, 28 de novembro de 2016
1.048 visualizações

“Piquiá Reassentamento Já!”

Não era um dia habitual na comunidade de Piquiá de Baixo, Açailândia (MA) havia uma urna na quadra esportiva do bairro, que por sua vez, estava cheia de cartazes e ornamentada para receber os moradores que iriam votar o nome do novo bairro. A disputa era entre três nomes Piquiá da Conquista, Piquiá da Vitória e Piquiá de Baixo.

A votação se iniciou às 8h do sábado, 26 de novembro. “Fui um dos primeiros a votar”, afirmou Manoel Campos, todo empolgado. As famílias que tem direito ao reassentamento estavam aptas a votarem, bastava levar a carteira de identidade.

Aos poucos a quadra foi ficando movimentada. “Eu votei foi no Piquiá da Conquista!”, dizia uma moradora.“Eu no Piquiá da Vitória e eu no Piquiá de Baixo”, falavam outros. E assim, cada um ia contando seu voto para o outro, não era segredo. Todos participavam dessa ocasião com alegria e para eles o importante era o processo coletivo de escolha do nome para o novo bairro.

“Esse foi mais um momento que a comunidade se juntou, trabalhou junto, foi importante essa eleição para isso, porque teremos que seguir assim”, contou Ivan Gonçalves, que defendia o nome de Piquiá de Baixo, destacando que a forma conduzida da eleição foi totalmente comunitária e fraterna.

Foram 133 votantes, que também puderam participar no período da tarde de uma oficina sobre Direitos e Deveres dos beneficiários do Reassentamento, realizada na igreja católica São José pela a equipe sociojurídica, que assessora a comunidade.

As 17h, logo após o termino da oficina, todos se juntaram em frente à quadra para contagem dos votos. A urna foi esvaziada e os moradores acompanharam atentamente cada voto anunciado, sempre vibrando quando saia o nome de sua preferência.

Por fim, foi anunciado “com 96 votos o escolhido é Piquiá da Conquista”, que teve mais que o tripulo de votos para o segundo colocado Piquiá da Vitória, 28 votos, em terceiro ficou Piquiá de Baixo, com 14 votos.

Para Carmem Rodrigues o dia foi de felicidade por estar participando da eleição e mesmo tendo feito campanha para Piquiá da Vitória, fica satisfeita com a escolha da maioria. “Agora é Piquiá da Conquista, é isso

aí, foi o que saiu, foi movimentado e estou feliz, foi bacana! ”

Após sair o resultado, os moradores usaram tintas para pintar no muro da quadra o nome Piquiá da Conquista, junto de várias gravuras de suas mãos. E assim, começaram a retornar para suas casas satisfeitos com a mobilização do dia. “Agradeço a todas as pessoas que vieram votar, estou feliz pela movimentação que fizemos aqui, isso foi uma conquista”, relatou Cleones Santos, que defendeu o nome eleito.

A comunidade agora segue trabalhando para que em 2017 se inicie a construção das casas do futuro bairro Piquiá da Conquista. Enquanto isso, o grito de luta ainda ecoa forte e com o nome antigo, que segundo os moradores “nunca será esquecido. Piquiá de Baixo, reassentamento já!”

Clique na imagem e veja a galeria de fotos do dia da votação

Por Mikaell Carvalho

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!