Revista Não Vale – II edição

terça-feira, 23 de dezembro de 2014
266 visualizações

 

Capa da segunda edição da Revista Não Vale

Tema chave da revista: a Duplicação do Sistema Norte da Vale (mina, ferrovia e porto, nos estados de Pará e Maranhão). Aproveitando desse exemplo paradigmático (maior investimento da Vale no Brasil – um dos projetos mais financiados pelo BNDES nos últimos anos) como oportunidade de reflexão sobre o modelo de desenvolvimento que está sendo implementado no Brasil. Contexto de crescimento do País – onda de desenvolvimento e grandes obras; Aliança entre projeto político para um estado neo-desenvolvimentista e projeto das multinacionais.

Tendência mundial: crescem os investimentos no extrativismo, aumentam as zonas de sacrifícios e continua a distância geográfica e econômica entre as fontes de riqueza e quem de fato se beneficia delas. Ponto de vista de Justiça nos Trilhos: a partir do paradigma da Justiça Ambiental, olhar para esse processo a partir da vida das comunidades. Que tipo de informação e de propaganda as comunidades recebem, quais as opiniões delas (às vezes divergentes) a respeito de palavras tão utilizadas hoje, como progresso, desenvolvimento, crescimento, trabalho?

O Objetivo da JnT é garantir qualidade de vida (‘bem viver’) às comunidades para além de uma satisfação imediata das exigências básicas e das reivindicações de direitos essenciais. Escutá-las, assessorá-las e refletir com elas a respeito do presente e do futuro. Para isso, também JnT busca assessoria: acadêmicos, jornalistas, pesquisadores e militantes que acumularam experiências conhecimento, colocado agora a serviço da causa socioambiental.

 

Faça download da Revista Não Vale II edição:Revista Não Vale II edição. PDF

Boa leitura!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!