Comunidades Impactadas

Povoado Bubasa – MA

terça-feira, 1 de abril de 2014
187 visualizações

Bubasa é uma comunidade da zona rural de Arari-MA, formada por 110 famílias. Os moradores da comunidade Bubasa desenvolvem atividades agrícolas, pesqueiras e alguns trabalham na prefeitura de Arari. Muitos deles desassistidos pelas políticas sociais do governo…


Conflitos

estrada_de_bubasa_marco_de_2013-f46bd

Bubasa é uma comunidade da zona rural de Arari-MA, formada por 110 famílias. Os moradores da comunidade Bubasa desenvolvem atividades agrícolas, pesqueiras e alguns trabalham na prefeitura de Arari. Muitos deles desassistidos pelas políticas sociais do governo buscam unicamente o sustento da família. Está situada às margens da Ferrovia Carajás, onde os moradores têm muita dificuldade para transitar nas estradas devido a grande quantidade de entulhos de trilhos jogados.

A população é obrigada a circular por cima dos trilhos para ir ao trabalho e as crianças, à escola. Para fazer a manutenção da ferrovia, os funcionários da empresa Vale S.A. utilizam as estradas da comunidade danificando-as. A água utilizada no consumo dos moradores vem de um açude e de um poço artesiano. Não existem sistema de saneamento básico e coleta de lixo em Bubasa. Outros problemas que atingem a comunidade estão relacionados às operações de transporte de minério e duplicação da ferrovia.

Esses dois últimos provocam atropelamento de animais; aterro das nascentes; assoreamento dos igarapés; danos às estradas vicinais; poluição sonora causada pelo barulho do trem; rachaduras nas casas provocadas pela trepidação e obstrução das estradas vicinais utilizadas pelos moradores.
Nos anos oitenta, quando a ferrovia foi instalada, a Vale construiu uma barragem no igarapé Arapari, que acabou sendo afetado com o assoreamento de suas margens e redução na quantidade de peixes. A barragem construída para a viabilidade da ferrovia causa enchentes no inverno e alaga as residências mais próximas.

Resistência da comunidade

Nos últimos anos, com a maior da presença da Vale, os moradores reclamam que a situação se agravou, com o aumento da circulação de veículos pesados, que trabalham no canteiro de obras da duplicação da ferrovia, próximo ao povoado.
As estradas vicinais ficaram danificadas, o que fez com que os moradores se organizassem e interditassem o uso da estrada pelos veículos a serviço da empresa. Essa é umas das alternativas buscadas pela comunidade para ser ouvida pela Vale.

Reivindicações

As comunidades impactadas pela Vale, em sua maioria estão reivindicando direitos básicos, garantidos por lei, como o direito de ir e vir. A principal reclamação dos moradores de Bubasa é por melhorias na estrada de acesso ao povoado e a desobstrução das estradas de uso da população

0 Comentários

Deixe o seu comentário!